NiTfm live

Alimentação Saudável

Toda a gente quer este snack crocante e barato que se prepara em 5 minutos

É uma receita vegan, sem glúten, para toda a família e para comer todos os dias.

Foto de Bárbara de Almeida Araújo.

Não há ninguém no mundo que não sinta, mesmo que muito de vez em quando, uma vontade incontrolável de pesticar. Quando o nosso cérebro cria uma imagem de batatas fritas crocantes e estaladiças, é difícil não correr para a pastelaria ou supermercado mais próximo. A boa notícia é que temos uma alternativa super saudável.

Um novo snack amigo da dieta que, muito provavelmente, toda a gente vai querer comer. Ele é crocante, viciante e, a melhor parte, barato. Grão crocante com especiarias vai ser o seu novo melhor amigo. É uma opção vegan, sem glúten e que dá para toda a família.

“O grão é uma excelente fonte de fibra, hidratos de carbono, proteína, folato, vitamina B6, vitamina B5, cálcio, ferro, potássio, zinco e magnésio. Pelas suas características nutricionais promove saciedade, ajuda a reduzir o colesterol, previne anemia, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Além de ser usado como snack, estes grãos podem funcionar como topping de saladas ou pode combiná-los com vegetais salteados. A receita da nutricionista prepara-se em cinco minutos. O resto está por conta do forno.

Ingredientes:

— Uma lata de grão de bico;
— Uma colher de café de alho em pó;
— Uma colher de café de cominhos;
— Uma colher de chá de paprika;
— Uma a duas colheres sopa de azeite.

Modo de preparação:

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Depois, passe o grão por água e escorra bem. Com o papel de cozinha, deve retirar o excesso de água. Disponha o grão num tabuleiro e adicione os temperos. Misture bem. Por fim, é só levar ao ao forno durante 30 a 40 minutos.

Nota da nutricionista: “O grão fica crocante apenas depois da confeção, mas pode guardar o que sobrar num frasco e usar posteriormente, já que fica igualmente saboroso.”

Não vai conseguir parar de tirar.