Alimentação Saudável

O super chá que não o deixa engordar e que devia estar a beber

Evita a retenção de líquidos e a acumulação de gordura. A NiT e a nutricionista Sónia Marcelo revelam a bebida que parece milagrosa.

Não vai querer outra coisa.

Os chás são os nossos melhores amigos na luta. Uns ajudam a dormir melhor, outros a fazer melhor a digestão e ainda há aqueles que são ótimos aliados para quem quer perder peso. Ultimamente, há um chá específico que tem sido falado por evitar a acumulação de gordura. Estamos a falar do chá de hibisco.

“Este chá é uma infusão preparada com a parte do cálice do botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa”, diz à NiT a nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“.

O chá de hibisco tem uma cor rosada, um sabor agradável (idêntico à framboesa) e, ao contrário da maioria dos chás, é servido frio. Mas não é por isso que ficou conhecido. A NiT explica-lhe melhor.

Quais são os principais benefícios deste chá?

Tem propriedades diuréticas, ou seja, evita a retenção de líquidos. Boas notícias: também ajuda a evitar a acumulação de gordura. E basta beber uma chávena deste chá após as refeições para diminuir a absorção dos hidratos de carbono, o que favorece a perda de peso.

Esta infusão é ainda rica em micronutrientes como o cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas, ajudando a manter os ossos, pele e cabelo saudáveis.

“Com grande quantidade de flavonóides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de hibisco ainda previne a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso. Essas mesmas substâncias ajudam o corpo a desfazer-se das toxinas, as grandes vilãs do emagrecimento”, diz à NiT.

O famoso chá.

Há riscos no consumo desta bebida?

De acordo com o especialista, como qualquer outra planta, o hibisco em chá pode tornar-se tóxico, se for consumido em doses excessivas. Além disso, devido ao seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio.

Muito importante: “Ele é contraindicado para grávidas e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e as hormonas femininas”. Se sofrer de hipotensão também deve ter especial cuidado no seu consumo.

É assim que se prepara o chá de hibisco perfeito

Para preparar o chá de hibisco perfeito, deve aquecer 500 mililitros de água e retirar mal inicie a fervura. Depois, acrescenta uma colher de folhas secas de hibisco e tapa durante cinco a 10 minutos. Sirva frio ou gelado. Se quiser aumentar o efeito termogénico do chá, acrescente raspas de gengibre à bebida já pronta. Esta sugestão dá para cerca de duas chávenas que deve beber pela manhã ou entre as refeições.

Para minimizar possíveis riscos, evite tomar este chá mais do que duas a três vezes por dia. Também é aconselhável intercalar uma semana sem o chá a cada 15 dias de consumo diário da bebida.

A versão em saquetas está à venda no Celeiro por 1,59€. Já as folhas secas aparecem no site como esgotadas (3,10€).

As folhas são assim.