NiTfm live

Alimentação Saudável

Só precisa de 2 minutos para fazer este bolo de aveia e chocolate negro

Esta versão feita na caneca é uma opção saudável para o pequeno-almoço ou para o lanche.
Precisa de oito ingredientes.

Nem todas as receitas de bolos de caneca podem ser consideradas saudáveis, mas há mais uma versão deliciosa de aveia e chocolate negro aprovada pela nossa nutricionista. Contém oito ingredientes e fica pronta em dois minutos no microondas.

Segundo a especialista Lillian Barros, autora do blogue NiT “Santa Melancia”, esteja ou não de dieta, esta pode ser uma forma de controlar porções e, claro, minimizar o estrago.

É uma delícia.

Qual é a melhor altura para introduzirmos esta receita na dieta? “Pode ser pela manhã ao pequeno-almoço, ao longo do dia, antes do exercício físico ou, então, em substituição de uma asneira terrível que iria acontecer de qualquer maneira e que, em termos calóricos e de qualidade nutricional, iria ser certamente bem pior do que o nosso bolo de caneca”, diz.

Do que precisa (para uma dose)

— Três colheres de sopa de flocos de aveia;
— Um ovo;
— Uma banana;
— Uma colher de sopa de óleo de coco;
— Dois quadrados de chocolate preto;
— Canela em pó (a gosto);
— Uma colher de chá de mel;
— Uma a duas nozes.

Como se faz

Numa caneca derreta o óleo de coco juntamente com os quadrados de chocolate preto no microondas durante 30 a 40 segundos. Misture bem com a ajuda de uma colher e deixe arrefecer.

À parte junte a banana esmagada, com a aveia, a canela, a chia, o fermento e o ovo. Envolva com a mistura anterior. Normalmente, a nutricionista coloca tudo na liquidificadora e tritura. Só precisa levar ao microondas durante dois minutos para o bolo ficar pronto a comer.

Carregue na galeria para descobrir outras sobremesas saudáveis que pode fazer em casa, desde arroz doce de aveia a bolo de chocolate vegan.