Alimentação Saudável

Snack da semana: os muffins de courgette que se preparam em segundos

E também só precisa de quatro ingredientes. São ideais para o lanche ou até para levar para a praia.

Uma espécie de omelete em forma de queque.

Está na altura de começar a preparar os lanches para a praia, tudo para tentar resistir à tentação da bola de Berlim. As bolachas de chocolate também não contam, o melhor é fazer sugestões saudáveis. E se foram rápidas e com poucos ingredientes melhor ainda. É o caso destes muffins de courgette que se fazem no forno.

É uma espécie de omelete em forma de queque recheada com tomate cherry e fiambre de peru. A courgette tem de ser cortada finamente com a ajuda de um descascador. O legume serve depois como suporte ao ovo que é o último elemento que entra nesta receita.

Depois de poucos minutos no forno, estão prontos a comer. Pode guardar em pequenos sacos e até numa mala térmica, se for o caso de a levar para ficar o dia todo na praia. Troque também o tomate e o fiambre por outros ingredientes que mais gostar, como cogumelos, queijo e até pimentos.

Do que precisa

— 1 courgette

— 6 fatias fiambre de peru

— tomate cherry

— 4 ovos

— Sal e pimenta wq.b

Como se faz

Comece por cortar a courgette em fatias finas. Depois unte formas de queques com óleo de coco. Disponha as fatias de courgette no fundo e dos lados de forma a criar uma base. Acrescente a tomate cherry cortado e as fatias de fiambre de peru aos cubos. Por fim, encha as formas com os ovos batidos temperados com sal e pimenta. Leva ao  forno a 180º por 10 minutos.

Este vídeo foi realizado pela produtora de conteúdos multimédia Janela Discreta no espaço d’A Loja dos Cozinheiros.