NiTfm live

Alimentação Saudável

“Setembro sem carne”: o movimento de bloguers portugueses para ajudar a Amazónia

A iniciativa pretende desafiar as pessoas a passarem o mês todo sem este alimento. A NiT diz-lhe como pode participar.
Conheça algumas receitas.

É possível que já tenha encontrado pelo Instagram a hashtag #setembrosemcarnept. Trata-se de um movimento que pretende desafiar toda a gente a não comer carne durante o mês de setembro — e para, quem quiser, nos seguintes também. O objetivo é alertar para os problemas ambientais.

“A ideia partiu de duas nutricionistas, a Bárbara Oliveira e a Ana Isabel Monteiro. Convidaram 13 bloguers, incluindo eu, para este desafio. Cada dia deste mês, um de nós publica uma receita sem carne e todos partilhamos com a hashtag”, explica à NiT Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat“.

Tudo surgiu após as notícias do incêndio devastador na Amazónia. “Queremos alertar sobre o impacto da indústria agropecuária. O desflorestamento da Amazónia deve-se, maioritariamente, ao facto de serem bons terrenos para a criação de gado e plantação de soja [que serve de ração]”, acrescenta.

“É uma linha de pensamento que tenho já há muito tempo. Acho que as pessoas deviam comer mais peixe, marisco, ovos, leguminosas… É mais saudável e há que avaliar o impacto económico e social das nossas escolhas.”

View this post on Instagram

Hoje, para o desafio #setembrosemcarnept trago-vos uma receita de um snack guloso, perfeito para fazerem agora no fim de semana e levarem nas lancheiras da escola e do trabalho. São umas: Tigelinhas de aveia, caramelo de tâmaras e chocolate Para 10 a 12 tigelinhas Ingredientes 300g de flocos de aveia sem glúten 250g de cajus 8 tâmaras sem caroço 100g de óleo de coco derretido 1 pitada de sal 200g de chocolate negro (mais de 70% de cacau) Para o caramelo de tâmaras: 160g de tâmaras 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa ou de caju 1 colher de sopa de água morna 1 colher de café de essência de baunilha Sal Preparação Para a base: triture a aveia e os cajus até ficarem grosseiramente picados. Junte as tâmaras, o óleo de coco e uma pitada de sal e triture até formar uma pasta. Leve ao frio durante 15 a 20 minutos para que a mistura fique mais fácil de trabalhar. Para o caramelo de tâmaras: Triture todos os ingredientes até obter uma pasta cremosa. Reserve. Coloque o chocolate numa taça em banho-maria e vá mexendo até que fique derretido. Forre forminhas de mini queques com papel. Cubra o fundo e os cantos com a mistura de aveia pressionando bem para formar uma tacinha. Recheie com 1 colher de sobremesa do caramelo de tâmaras e termine com uma colher de sobremesa de chocolate derretido para cobrir o topo. Leve ao frigorífico durante 20 minutos ou ao congelador para comer como um mini gelado. Declaração nutricional por 100g (colocar: 481,9 Kcal, 40,4 HC, 11,0 Açúcares, 30,0 Lípidos, 14,8 AG saturados, 10,4 Proteína) #food #snack #nutri #nutricao #snacksaudavel #alimentacaosaudavel #vegetariano #plantbased

A post shared by Mafalda Almeida -Nutricionista (@mafaldaralmeida) on

Para participar neste movimento pode consultar os destaques de qualquer um dos bloguers participantes referentes ao desafio e ver todas as receitas que já foram publicadas, assim como as próximas. É que é partilhada uma sugestão todos os dias. Pode também partilhar as receitas criadas por si através da utilização da hashtag #setembrosemcarnept. As lojas Celeiro e linha Bio & Saudável (da Sonae) também já aderiram.

Mafalda Rodrigues de Almeida já tem, aliás, divulgado receitas vegetarianas ao longo de todo o ano. Desde outubro de 2018 que, na sua newsletter semanal, envia aos seus 1800 subscritores um plano semanal de receitas omnívoras e outro vegetariano.

Carregue na galeria e conheça sete das receitas que fazem parte do desafio “Setembro sem carne”, para fazer de segunda-feira a domingo.