NiTfm live

Alimentação Saudável

Este sábado há um workshop para aprender a utilizar os superalimentos

O batido de beterraba com frutos vermelhos e camu-camu, os filetes de peixe com salada de quinoa e ervilhas ou o pão de pera com lucuma e nozes são alguns dos pratos que pode começar a fazer. 

Não há uma definição científica oficial sobre o que é um superalimento, mas sabe-se que têm níveis elevados de nutrientes ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, por exemplo. A quinoa, a aveia ou as sementes de chia são alguns dos que apareceram discretamente. Mas, rapidamente surgiram mais todos os dias. Aliás, a NiT até fez a lista com os 10 novos superalimentos desconhecidos com a ajuda da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do livro “Superalimentos — Refeições com mais vida“.

Depois do workshop sobre como cozinhar pratos vegetarianos, Mafalda criou agora mais um para dar a conhecer os benefícios dos alimentos da moda. O workshop vai acontecer este sábado, 8 de abril, entre as 10 e as 13 horas, no Cool Cook Club, em Lisboa.

Os participantes vão aprender os benefícios de cada superalimento, como é que podem ser cozinhados e quais são as melhores formas de incluí-los nas refeições. No final, ainda há lugar para degustação e para tomar uma refeição completa com os pratos preparados.

Vão ser utilizados superalimentos de origem asiática, do Perú e até há um da Amazónia, mas já estão todos à venda em Portugal. Porquê? Porque a alimentação saudável é cada vez mais uma realidade tanto em casa como nos supermercados e nos restaurantes.

No fundo, o objetivo do workshop passa por mostrar precisamente isso e que os superalimentos são simples de encontrar e até têm preços bastante acessíveis. Como vêm desidratados, uma vez que muitos são originalmente algas, sementes ou bagas, tornam-se também mais fáceis de incluir na alimentação.

Em entrevista à NiT, a nutricionista explicou o que é afinal um superalimento: “É um alimento que tem uma concentração de nutrientes acima da média com efeitos bastante positivos para a saúde.”

Além disso, contou que “não são nenhum bicho de sete cabeças” e que podem ser “facilmente incorporados em receitas simples como robalo com salada de pepino ou salmão dourado com salada de feijão”.

Para comprovar isso e participar, deve enviar um email para contact@nullloveat.pt. O valor da inscrição é de 55€ e há um limite de 12 vagas.

localização, contactos e horários

morada
  • Cool Cook Club [ver mapa]
    Largo Vitorino Damásio, n.º 8
    1200-109 Lisboa
    localização
    Lisboa