NiTfm live

Alimentação Saudável

Sabia que o microondas pode ajudar a descascar alho?

Esta é apenas uma das funções improváveis do eletrodoméstico que pode facilitar a preparação dos pratos da sua dieta.
Desta é que não estava à espera, certo?

Há pouca gente que consiga viver sem um microondas. Este eletrodoméstico nasceu em 1945, quando um engenheiro chamado Percy LeBaron estudava uma tecnologia que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi utilizada para detetar aviões inimigos. Na altura, sem que esse fosse o objetivo, levou no bolso uma barra de chocolate e acabou por derretê-la enquanto trabalhava. 

A primeira versão tinha 1m70, 340 quilos e custava o equivalente a 41.500€. Atualmente, encontra versões leves que cabem em qualquer canto da cozinha e que pode comprar com menos de 40€. Há quem utilize o microondas apenas para aquecer a comida, mas existem mais funções.

Uma das mais inesperadas pode ajudar quem detesta a árdua tarefa de retirar a pele ao alho — e ficar com o cheiro característico deste alimento nas mãos. Pelo menos é isso que diz Abbey Sharp, bloguer e autora do livro “Mindful Glow Cookbook”.

O truque é simples: coloca uma cabeça inteira de alho no microondas durante cerca de 15 a 20 segundos em temperatura alta. Depois, vai ver que a pele se solta facilmente dos dentes.

Há apenas uma coisa que (já) deve saber: a utilização de microondas não é compatível com o uso de metal. Deve optar por vidro, porcelana, cerâmicas (sem decorações ou metálicas) e papel. Os recipientes em barro também podem ser colocados no microondas, mas tendem a aquecer — ao contrário dos anteriores.

Há outros truques que minimizam o tempo de preparação, confeção e limpeza. E, mais importante: ajudam e facilitam a dieta. Carregue na galeria para descobri-los.