Alimentação Saudável

Sabe qual é a diferença de açúcar entre um Kinder Bueno clássico e branco?

É um dos chocolates mais populares em todo o mundo, inclusive em Portugal.
Pode fazer o seu palpite.

Kinder significa “crianças” em alemão e Bueno é “bom” em espanhol. Traduções à parte, o que é certo é que o chocolate Kinder Bueno tem vindo a passar de geração em geração. Feito pela Ferrero, este doce foi comercializado pela primeira vez em Itália, em 1991 — neste mesmo ano chegou à Alemanha. Ainda na década de 90, passou a estar disponível em mais de uma dezena de países, entre eles Portugal.

O chocolate “é constituído por duas barrinhas com recheio de creme de avelãs, um wafer crocante e cobertas de uma fina capa de um delicioso chocolate de leite”, pode ler-se no site oficial da marca.

Em 2012, vários anos após seu lançamento, chegou o Kinder Bueno White. Neste caso, são duas barrinhas embaladas individualmente de wafer crocante, cobertas de chocolate branco e recheadas com creme de avelã.

A versão clássica tem na sua lista de ingredientes chocolate de leite, manteiga de cacau, manteiga concentrada, lecitinas, açúcar, gordura de palma, farinha de trigo, avelãs (claro), leite inteiro em pó, chocolate negro) levedantes químicos, entre outros. A versão branca é idêntica, mas há algumas diferenças: contém soro lácteo em pó, aromas e óleo de girassol, por exemplo.

A grande questão é: qual das duas versões contém mais açúcar? E mais calorias? Pode começar a fazer as suas apostas.

Uma barra.

Vamos começar pela versão clássica: cada barrinha (21,5 gramas) contém 122 calorias, oito gramas de lípidos (dos quais 3,7 saturados) e 10,6 gramas de hidratos de carbono (dos quais 8,9 são açúcares).

Se olharmos para o Kinder Bueno White, é possível perceber que os números diminuem ligeiramente: cada barra (19,5 gramas) significa 111 calorias, sete gramas de lípidos (dos quais 3,3 saturados) e 10,3 gramas de hidratos de carbono (dos quais 8,5 são açúcares).

Agora, só tem de multiplicar ambos os números por dois, já que cada pacote traz duas barras — e normalmente devoramos ambas sem dó nem piedade. Neste caso, são 244 e 222 calorias, respetivamente. Já as quantidades de açúcar são 21,2 gramas (Kinder Bueno clássico) e 17 gramas (Kinder Bueno White). 

As diferenças são ligeiras, no entanto, fazem a diferença para alguém que queira perder peso e também para quem come chocolates frequentemente. Lembre-se: moderação é a chave para comer de tudo sem prejudicar a saúde. Cada pacote custa 0,95€.

Agora, aproveite e carregue na galeria para descobrir os 13 gelados mais e menos calóricos da McDonald’s.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT