NiTfm live

Alimentação saudável

Sabe o que é bulgur? É o seu novo acompanhamento saudável das refeições

Tal como a quinoa ou o arroz, é um grão. Daqueles com várias propriedades boas e que deverá ter na despensa. A nutricionista Joana Nogueira explica.

Alinhou nesta coisa boa que é a alimentação saudável? Ótimo. Mas agora precisa de inovar (provavelmente já experimentou a quinoa, o couscous, o arroz e a massa integral) e não sabe que alternativas existem para servirem de acompanhamento para as refeições, certo? Então vamos lá falar de bulgur.

Como explica Joana Nogueira, nutricionista do Holmes Place, o bulgur é um “cereal integral, muito rico a nível nutricional.” É feito a partir de qualquer variedade de trigo completo, “embora o grão de trigo duro seja o mais comum.”

Este cereal, utilizado na cozinha do médio oriente, indiana e mediterrânea, tem cerca de 370 calorias por cada 100 gramas. Os nutrientes que mais se destacam são a fibra e a proteína. 

Joana Nogueira destaca ainda o valor reduzido de gordura e a riqueza em minerais, como ferro, magnésio e fósforo. Por tudo isto, este cereal é um bom alimento para quem tem a pressão arterial alta. É ainda benéfico para pessoas com diabetes, ótimo para o sistema digestivo e é um anti-inflamatório natural.

Pode ser utilizado como acompanhamento ao almoço ou ao jantar ou como parte de uma salada. A nutricionista deixa-lhe uma sugestão simples: salada com tâmaras. Tome nota.

Ingredientes:
160g Bulgur
Sumo de laranja, 125 ml
Raspas de 1 laranja
Tomate cherry
Pimento vermelho
Coentros
Tâmaras
3 dentes de alho
Cebola picada

Modo de preparação:
Numa panela colocar o bulgur com água e ferver;
Misture as raspas de laranja, o sumo numa tijela pequena;
Numa frigideira, coloque um fio de azeite em lume brando, acrescente os tomates, os pimentos, a cebola e o alho;
Mexa bem a mistura, adicione as tâmaras e os coentros cortados;
Sirva quente ou coloque no frigorífico e sirva a salada fria.