Alimentação Saudável

Receitas originais e ricas em proteína para petiscar sem culpa

Há panquecas, mas também mini quiches e wraps de claras. Todas são opções que o vão deixar sem fome.

Olhe que maravilha.

Ir ao ginásio todos os dias: check. Preparar um batido para beber depois do treino: check. Levar almoço para o trabalho: check. Se faz tudo aquilo que devia fazer e, mesmo assim, sente que está a perder massa muscular e a ver quilos a mais marcados na balança, algo está errado. Provavelmente, naqueles snacks que come de três em três horas — devia estar a apostar mais na proteína.

“Devemos privilegiar proteínas de alto valor biológico. Ou seja, as que possuem todos os aminoácidos essenciais (que não são sintetizados pelo organismo e têm de provir dos alimentos). Estamos a falar da carne, peixe e ovos, por exemplo”, sugere à NiT a nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista” e do livro “Guerra ao Açúcar“.

Se não tiver problemas de saúde, a ingestão de proteína pode chegar entre dois a 2,5 gramas por quilo de peso no máximo, sendo que não deve ultrapassar as 250 gramas por dia.

Normalmente, a maioria das pessoas tem algum receio de estar a ingerir demasiada proteína ou através das fontes erradas. Quanto à primeira parte já o esclarecemos. Na segunda, saiba que existem alguns petiscos que pode comprar e ter sempre por casa, como o queijo cotagge que contém 12,5 gramas de proteína por cada 100 gramas de produto. Já o iogurte Skyr natural, contém dez por cada 100.

No entanto, é sempre bom preparar receitas em casa. Fica mais barato e é sempre mais seguro. A nutricionista sugeriu cinco à NiT, como mini quiches de atum e wraps feitos de claras com frango. São só opções que vão mantê-lo sem fome durante mais tempo.

Carregue na imagem para descobrir cinco petiscos ricos em proteína para comer sem culpa.