NiTfm live

Alimentação Saudável

Receitas deliciosas com queijo e sem estragar a dieta? Sim, é possível

O queijo cottage é um alimento rico em proteína. A nutricionista Iara Rodrigues explica como o pode incluir nas refeições.
Estas são as sopas. | Foto de Iara Rodrigues

Existem cerca de 40 tipos de queijo no mundo. O que significa que é um dos alimentos mais versáteis de qualquer cozinha e pode ser incluído facilmente em vários tipos de receitas — doces ou salgadas. 

Porém, há um queijo que se está a tornar cada vez mais popular entre as pessoas que adotam um estilo de vida mais saudável. Chama-se cottage e é uma espécie de queijo fresco que contém cerca de 22 gramas de proteína e apenas 4% de gordura láctea. Outra vantagem deste alimento é que ele não passa por um processo de envelhecimento ou amadurecimento para aumentar o seu sabor. Por estas razões, tem uma textura suave, é branco, cremoso e feito apenas com ingredientes naturais.

De acordo com a nutricionista Iara Rodrigues, como é baixo em calorias e rico em proteína — o que o vai deixar saciado durante mais tempo — o cottage é uma excelente opção para incluir nas refeições ou snacks a meio do dia. Pode ser, por exemplo, barrado no pão com abacate em fatias, em saladas frias, numa sopa ou acompanhado de fruta e nozes. Pode encontrar o cottage da Corpos Danone em qualquer super ou hipermercado do País.

Agora que conhece todos os benefícios deste queijo, tome nota de duas receitas sugeridas pela especialista: uma sopa de tomate e um creme de legumes com o queijo mais saudável. O processo é simples e super rápido de fazer. Em ambas as receitas, o queijo cottage pode ser incluído nas sopas ou servir de acompanhamento — barrado numa tosta de centeio integral. 

Do que precisa para fazer a sopa de tomate com cottage (para quatro pessoas)

— Oito tomates maduros
— Três cebolas
— Três dentes de alho
— Duas cenouras
— Um nabo
— Um alho francês
— Azeite (a gosto)
— Sal (a gosto)
— Pimenta (a gosto)
— Queijo Cottage Corpos Danone

Como se faz

Lave e corte todos os legumes. Depois, coloque todos os ingredientes numa panela com água, temperada com sal, e deixe cozer. Quando os legumes estiverem cozidos, bata com uma varinha mágica até obter um creme aveludado. Já no prato de servir, adicione duas colheres de sopa de queijo Cottage Corpos Danone por cima e tempere a gosto com pimenta moída.

Foto de Iara Rodrigues.

Do que precisa para fazer o creme de legumes com cottage (para quatro pessoas)

— Duas courgettes
— Duas cebolas
— Dois dentes de alho
— Dois talos de aipo
— Quatro cenouras
— 1/2 couve-flor
— Salsa ou coentros (a gosto)
— Azeite (a gosto)
— Sal (a gosto)
— Pimenta (a gosto)
— Queijo Cottage Corpos Danone

Como se faz

Lave e corte todos os legumes. Coloque todos os ingredientes numa panela com água, temperada com sal, e deixe cozer. Depois, quando estiverem cozidos, bata com uma varinha mágica até obter um creme aveludado. No prato de servir, adicione duas colheres de sopa de queijo cottage por cima e tempere a gosto com pimenta moída.

Este artigo foi escrito em parceria com a Danone.