Alimentação Saudável

Receita NiT: gelado fresco e vegan para os viciados em café

Faz-se em menos de cinco minutos, não tem lactose nem açúcares refinados.

Ficamos com fome só de olhar.

Os gelados são a sobremesa que as pessoas mais gostam de comer. Seja a meio do dia só porque lhe apetece um doce ou à noite para acabar o jantar em grande, é raro encontrar alguém que recuse uma bola deste doce.

O desejo de comer gelado pode ser um verdadeiro problema se estiver de dieta, até porque a grande maioria das receitas estão carregadas de açúcar, calorias e gorduras. Mas se está a tentar cortar nos doces e prestes a entrar em ressaca de gelado, a NiT tem a receita perfeita que se prepara em cinco minutos e que os viciados em cafeína vão adorar.

Falamos de um gelado cremoso de café. É vegan, não tem qualquer açúcar refinado, nem lactose e tem 105 calorias por cada dose. 

Se já está a salivar só de pensar na sobremesa do jantar, tome nota da lista de ingredientes e da receita de Katie Higgins do blogue “Chocolate Covered Katie“.

Do que precisa

— Duas bananas congeladas
— Meia colher de chá de café instantâneo
— Umas gotas de extrato de baunilha
— Uma pitada de sal
— Uma colher de chá (mal cheia) de canela
— Uma mão cheia de pepitas de chocolate
— Duas colheres de sopa de manteiga de amêndoa ou meia chávena de creme de coco

Como se faz

Junte todos os ingredientes menos as pepitas de chocolate no liquidificador e bata até ficar uma textura muito suave e homogénea. Prove, adicione algum adoçante como mel, xarope de agave ou stevia se necessário e volte a bater. Junte as pepitas de chocolate e envolva no preparado. 

Pode servir imediatamente ou, para garantir que fica ainda mais fresco, ponha no congelador durante 30 minutos.