Alimentação Saudável

A receita de línguas de gato saudáveis com limão que os miúdos não vão parar de comer

Este clássico de infância levou um pequeno toque de modernidade.
As línguas de gato têm muita história.

As línguas de gatos são daqueles snacks que marcaram a infância de muitas pessoas. Pequenas e estaladiças, difícil é parar de as comer.

Curiosamente, a história das línguas de gato é mais diversificada e universal do que se pensa. Da Europa à Ásia, passando pela América do Sul, são vários os países que têm versões destas bolachas. Por todo o mundo, as línguas de gato variam de tamanho e de sabor, com as de chocolate a serem uma das versões mais famosas e que conta com produção em massa já desde o século XIX, na Áustria.

Por cá, Ana S. Guereiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, aventurou-se numa receita de línguas de gato e deu-lhes um pequeno twist, com um toque de limão.

Não precisa de muitos ingredientes nem sequer muito tempo para as preparar, mas convém seguir os passos que se seguem com atenção.

Um clássico de infância com um twist.

Do que precisa

— Um ovo médio e duas claras de ovo
— 100 grs de neo-flour
— 90 gr de farinha de araruta
— 30 ml de óleo de coco, azeite ou manteiga, dependendo da preferência
— Uma colher de sopa de mel ou de açúcar de coco ( não ficaram muito doces, ajustar a gosto)
— Uma colher de sopa de canela em pó (ou a gosto)
— Raspa de 1 limão médio
— 1/3 de vagem de baunilha ou 1 gota de essência de baunilha (opcional)
— Pitada de sal

Como se faz

Comece por bater a gema com as claras, junte os restantes ingredientes e mexa bem até obter uma massa homogénea, não muito espessa nem muito liquida. Deixe repousar cerca de 10 a 15 minutos. Coloque papel vegetal sobre o tabuleiro e com uma colher de café ou um saco de pasteleiro ( a massa depois espalha um pouco ao cozer) pode desenhar pequenos círculos, dois a dois, espaçados a um milímetro um do outro. De seguida leve ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 10 min ou até ficarem douradas, vire as línguas e deixe mais uns três minutos. De seguida, pode retirar e deixar arrefecer sobre uma grelha de ferro, já que ao arrefecerem ficam mais duras.

Carregue na galeria e descubra também estas bolachas saudáveis (e deliciosas), com até 5 ingredientes, que pode fazer em casa.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT