NiTfm live

Alimentação Saudável

Ranking NiT: os piores iogurtes de marca branca dos supermercados

Idealmente, nunca deveríamos comer iogurtes com teor de açúcar superior a cinco gramas por cada 100. A NiT descobriu que uma das marcas mais conhecidas tem 20,7.

É capaz de se assustar com alguns valores.

Ao pequeno-almoço, a meio da manhã, ao lanche e, de vez em quando, até antes de ir dormir. O iogurte é aquele alimento versátil que nos ajuda a dominar a fome a qualquer hora do dia. Mais: não nos estraga a dieta. Ou será o contrário? Depende da escolha.

“O  iogurte  é o produto coagulado obtido por fermentação láctica devido à ação exclusiva de algumas substâncias sobre o leite  e produtos lácteos, devendo a flora específica estar viva e abundante no produto final”, explica à NiT Sónia Marcelo, nutricionista e autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“.

Depois da teoria, vamos à prática. Afinal, quais são os critérios essenciais para escolher um iogurte? Deve dar preferência aos iogurtes naturais (pode juntar fruta e flocos), escolher os que têm listas de ingredientes mais curtas e optar por aqueles que têm zero por cento de gordura ou sem adição de açúcar.

Mais importante: de acordo com a especialista, deve escolher iogurtes com teor de açúcar até cinco gramas por cada 100 gramas de produto.

Posto isto — e depois de lhe termos dito quais são as melhores opções de iogurtes no geral —, a NiT, juntamente com Sónia Marcelo, realizou uma lista com os piores iogurtes de marca branca à venda nos supermercados.

Prepare-se: alguns chegam a ter 19 e 20 gramas de açúcar. Ou seja, mais do triplo do recomendado.

Carregue na galeria para conhecer o ranking mais negro da NiT.