Alimentação Saudável

Ranking NiT: os 9 pães de alho menos calóricos à venda nos supermercados

Servem de entrada são a companhia perfeita para um prato de caracóis. A NiT analisou as versões congeladas.
São especialmente populares nos meses quentes.

Quem nunca devorou uma embalagem de pão de alho até ao fim sem dó nem piedade que atire o primeiro pedaço. Este alimento italiano, que é servido como entrada ou acompanhamento, é um pão barrado com azeite ou manteiga, alho e especiarias, como orégãos. Depois, é tostado no forno e conquista qualquer paladar (e olhar).

Ao longo dos anos, foram surgindo outras versões com queijo e pepperoni, por exemplo. Em Portugal, o mais popular é o tradicional, apenas com alho ou alho e ervas, sendo bastante consumido, sobretudo, em restaurantes. Na altura do verão, as versões congeladas — basta colocar no forno e estão prontas a consumir — desaparecem das prateleiras dos supermercados num instante, já que acompanham um prato de caracóis, amêijoas, gambas e todo o tipo de marisco.

Como o consumo deste alimento aumenta durante os meses mais quentes, pedimos ajuda à nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue NiT “Loveat”, para analisar as melhores opções à venda, para que seja possível fazer escolhas mais acertadas do ponto de vista nutricional.

“No geral, o pão de alho não é um alimento que se considere à partida como bom ou não porque depende de bastantes variáveis, principalmente da quantidade que é consumida. É completamente diferente, em termos calóricos, comer uma fatia média de pão de 60 gramas do que comer três fatias grandes com 100 gramas cada uma”, explica a especialista.

Atenção à quantidade consumida.

Além disso, alerta, é necessário ter em conta que o azeite ou a manteiga barrados no pão vão acrescentar valor calórico. “É preferível optar pelo azeite, que se trata de uma gordura de melhor qualidade”, aconselha Mafalda Rodrigues de Almeida.

O ideal seria preparar uma versão caseira, já que assim poderia controlar todos os ingredientes adicionados. Segundo a nutricionista, quando não for possível, no momento de escolher a marca que vai comprar, deve observar os ingredientes e depois o teor de gordura saturada e açúcares, uma vez que é expectável que este tipo de produto seja rico em gordura, devido à utilização de azeite ou manteiga.

Ainda assim, “é preferível que contenha o menor teor de gordura saturada possível, e hidratos de carbono devido ao pão”. Muitas vezes, é também adicionado açúcar, um alimento totalmente dispensável neste tipo de produtos. 

Na perspetiva de consumo esporádico, “o valor calórico deve ser o principal fator a ter em conta, uma vez que permitem que se tenha uma maior noção do valor calórico da refeição no geral, controlando as quantidades consumidas mais facilmente”, acrescenta a autora do blogue “Loveat“.

Para ter noção, no ranking NiT com nove opções, a que ocupa a primeira posição contém 298 calorias por cada 100 gramas, enquanto aquela que está no nono lugar soma 503 pela mesma quantidade.

Carregue na galeria para conhecer a lista completa e as respetivas marcas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT