NiTfm live

Alimentação Saudável

Ranking NiT: as 10 sobremesas mais saudáveis à venda no supermercado

A NiT e a nutricionista Sónia Marcelo analisaram dezenas de produtos de várias marcas. Conclusão: dentro do mau, estas são as melhores.

A melhor sobremesa, representada em pacotes de açúcar, tem 2,1.

Porque é que inventaram as malditas sobremesas? Resposta: para nos destruir a linha, a mente e os dentes. Comer sem aquele sentimento de culpa é o maior desejo muitas pessoas. Para isso, o ideal é sempre preparar receitas caseiras. Por exemplo, em vez de fazer uma tarte com frutos que contêm muito açúcar, pode optar por utilizar lima e abacate — que contêm gorduras saudáveis e micronutrientes como o ómega 3.

O problema é que por falta de tempo, paciência — ou por pura preguiça — muitas vezes acabamos por ir ao supermercado mais próximo para comprar as primeiras coisas doces que encontramos nas prateleiras. O resultado final deste comportamento é evidente: ingerimos muito mais açúcar do que devíamos. Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de uma Dietista” e do livro “Guerra ao Açúcar“, até as polpas de tomate, as salsichas e o fiambre têm açúcar. Agora imagine os valores de uma sobremesa.

E não pense que lá porque optou por uma gelatina já pode comer duas ou três taças. Na verdade, se pensarmos em pacotes de açúcar, algumas gelatinas chegam a ter quase oito pacotes por cada 100 gramas.

Mas nós já não acreditamos em utopias e como sabemos que vai continuar a comprar supermercados — mesmo que lhe expliquemos várias vezes o motivo por que não o deve fazer — pedimos ajuda à especialista Sónia Marcelo para encontrar as dez opções mais saudáveis (ou menos más, se preferir) que pode encontrar por lá. 

Carregue na imagem para saber quem está no Top 10 das sobremesas.