Alimentação Saudável

Quer emagrecer? Nunca compre alimentos com estes 5 ingredientes nos rótulos

Segundo a nutricionista Sónia Marcelo, é fundamental estar atento às indicações nas embalagens para manter um estilo de vida saudável.
Cuidado. Muito cuidado com as suas escolhas.

Provavelmente, lembra-se bem daquela velha história de que olhar para os rótulos dos produtos alimentares com atenção é meio caminho para emagrecer ou ser mais saudável. Pois, então, aqui vai: é mesmo verdade. Por vezes, a estratégia de marketing das embalagens fazem-nos crer que estamos a optar por algo saudável, porém, a lista de ingredientes diz o oposto.

É por isso que uma das principais recomendações da nutricionista Sónia Marcelo durante as consultas é olhar atentamente para os rótulos. “Quantas vezes foi ao supermercado, e começou a olhar para as embalagens, pois queria comprar umas bolachas saudáveis. Após olhar várias vezes, escolhe as que dizem zero por cento açúcar e pensa ‘de certeza que estas são uma boa escolha, são mais saudáveis’”, exemplifica.

O mais certo, diz à NiT a autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, é ter escolhido uma versão que não só prejudica o processo de emagrecimento, como a saúde em geral.

“O que devia ter visto era a lista de ingredientes e a tabela nutricional. Ensino as minhas pacientes a analisarem os rótulos e muitas vezes ficam surpreendidas. Percebem que certos alimentos ditos sem açúcar afinal têm esses nutrientes e muito mais.”

O açúcar é um deles.

É que existem mais de 40 nomes diferentes para o açúcar, pelo que é normal que nem sempre o identifique de imediato. Portanto, quando lê a palavra frutose ou sacarose no rótulo das bolachas favoritas ou da compota de tomate que tanto aprecia e se convence que pode consumir à vontade porque não tem açúcar, está a enganar-se. 

E atenção: “O facto de o açúcar aparecer na posição final da lista de ingredientes não significa que o produto tenha pouco açúcar adicionado.” No entanto, este não é o único ingrediente presente nos produtos que encontramos nos supermercados com que deve ter cuidado.

A nutricionista partilhou com a NiT cinco ingredientes que não devem constar nos produtos que vai levar para casa. Carregue na galeria para saber quais são.

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