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Alimentação Saudável

Queques de abacate e banana para fazer em 5 minutos

É uma versão vegan e sem açúcar com apenas sete ingredientes.
Pode levá-los para todo o lado.

O abacate é rico em fibra, várias vitaminas, potássio, folato, cobre e gorduras monoinsaturadas. Já a banana é uma fruta altamente saciante que, ao contrário do que se pensa, pode e deve estar presente em qualquer dieta — incluindo de perda de peso. Portanto, juntar estes dois alimentos numa receita só pode ser boa ideia. A sugestão da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo é fazer queques saudáveis.

É uma versão que, além de não conter açúcar, é vegan. Também vai gostar de saber que contém apenas sete ingredientes e que se prepara em cinco minutos. O restante trabalho fica por conta do forno.

“São um ótimo snack para toda a família, desde os 12 meses aos 99 anos”, diz à NiT a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Do que precisa

— Duas bananas médias esmagadas (de preferência maduras);
— Dois abacates esmagados (maduros);
— 120 mililitros de bebida de amêndoa;
— 210 gramas de farinha trigo espelta ou outra;
— Meia colher de sopa de bicarbonato de sódio;
— Uma colher de sopa de fermento;
— Opcional: 80 a 100 gramas de xarope de agave (para opção vegan) ou mel (apenas para bebés com mais de 12 meses).

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Depois, numa tigela, misture a farinha, o bicarbonato e o fermento. Numa outra taça, misture o abacate, a banana, o xarope de agave ou mel e a bebida de amêndoa. Adicione o preparado da farinha e junte tudo.

Em seguida, deve pôr a mistura final em formas de silicone e levar ao forno durante 20 a 25 minutos ou até estar cozido por dentro.

Carregue na galeria para tomar nota de outras receitas de queques amigos da dieta, desde versões com canela a outras que contêm limão e sementes de chia.