NiTfm live

Alimentação Saudável

Nem imagina quanto açúcar têm os calendários do advento de chocolate

Vai ficar surpreendido com aqueles que estão entre as melhores e piores opções.
Confirme em que posição está o seu favorito.

O calendário do advento teve origem nos Luteranos alemães — uma das principais igrejas cristãs do mundo — que, até ao início do século XIX, faziam a contagem até à véspera de Natal com riscos com giz na porta. Ao longo do tempo, a tradição passou a ser acender uma vela e, em 1851, foi impresso o primeiro calendário com várias figuras. Na atualidade, e sem se saber muito bem como começou esta tradição, os calendários escondem chocolates — e muito açúcar também.

São muitos os miúdos e alguns adultos que celebram a entrada no último mês do ano com o calendário do advento. Normalmente, até aos dias 24 ou 25, abrem uma janela e provam o chocolate que corresponde a cada dia. Mas já se perguntou qual será a quantidade de açúcar que está a ingerir?

A maioria dos calendários contêm chocolates de leite ou recheados, ou seja, todos eles com elevado teor de açúcar. Sendo dezembro um mês de excessos, o melhor será procurar um calendário com chocolate negro, uma vez que já existem algumas (poucas) opções no mercado”, alerta à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Segundo a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista”, há outra alternativa: fazer o seu próprio calendário. Só tem de comprar chocolates separadamente, de forma a garantir que ingere uma opção com melhor qualidade nutricional.

“Mais de metade do produto é açúcar, o que é chocante.”

Se não quiser deixar de comprar aqueles que estão à venda nos supermercados, é melhor ver o ranking abaixo. 

Entre os 16 calendários analisados pela NiT com a ajuda da especialista, as piores opções — são três com os mesmos valores — apresentam 61 gramas de açúcar por cada 100. Ou seja, mais de metade do produto é açúcar, o que é chocante. Em pacotes de açúcar, daqueles que acompanham o café, são cerca de  8,5.

Já a melhor alternativa contém 33,7 gramas de açúcar pela mesma quantidade. Portanto, é quase metade.

No que diz respeito ao valor energético, a melhor opção junta 476 calorias por cada 100 gramas. Spoiler: é de uma marca que toda a gente adora chamada M&M’s. O pior calendário neste aspeto contém 594.

Carregue na galeria para descobrir quais são os calendários do advento de chocolate com mais e menos açúcar (por esta ordem).