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Alimentação Saudável

Qual é a opção mais saudável: arroz integral ou basmati?

A nutricionista Sónia Marcelo vai acabar com todas as dúvidas sobre este tema.
Não lhe escondemos nada.

Que os hidratos de carbono devem ser uma das bases da alimentação não há dúvida, já que este macronutriente tem de contribuir com 55 a 65 por cento das calorias diárias ingeridas. Porém, há uns mais saudáveis do que outros. Entre o arroz e a massa, o primeiro tem esse título. E entre os tipos de arroz?

Independentemente do tipo de hidratos de que falemos, há uma regra geral: as opções mais saudáveis são as que fornecem muitas fibras, como o pão escuro, o de mistura e o arroz ou a massa integral.

Porém, no que diz respeito ao arroz, além da versão integral, existe o basmati que também é visto como amigo da dieta.

O arroz integral

“De tom acastanhado, é um grão que só perde a casca e preserva a maioria dos nutrientes. Possui proteínas, sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) e vitaminas do complexo B. Além disso, a versão integral é rica em fibras, o que ajuda ao bom funcionamento intestinal e a manter a saciedade durante um maior período de tempo (e, consequentemente, a manter a dieta)”, explica à NiT a nutricionista Sónia Marcelo.

Este tipo de arroz demora mais do dobro do tempo a cozer e não é fácil acertar no tempo de cozedura. Outro aspeto que faz com que nem toda a gente o inclua no dia a dia é o seu sabor.

Segundo a especialista, nutricionalmente, 100 gramas desta versão significam 360 calorias, 4,8 gramas de fibras e 7,3 de proteína.

Ambos são saudáveis.