NiTfm live

Alimentação Saudável

Pode comer estas gaufres à vontade — são saudáveis

Não levam açúcares refinados e até pode fazer uma versão vegan. Para as preparar, só precisa de ter uma máquina de fazer waffles ou uma frigideira em casa.

Não vai conseguir parar de comer.

As tradicionais gaufres belgas são perigosas. A massa que não é brioche mas também não é exatamente igual ao pão e recheada com pérolas de açúcar cristalizado que caramelizam quando vão à máquina, são uma tentação demoníaca para quem está de dieta. No entanto, a NiT tem uma versão saudável que pode comer à vontade.

Falamos de umas gaufres feitas com amaranto, um cereal parecido com a quinoa e que, tal como esta, não contém glúten e é uma fonte de hidratos de carbono — e, por isso, de energia — mais saudável do que outros cereais. A receita leva também farinha de aveia, que também é rica em minerais e vitaminas.

“Gaufres são sempre uma boa escolha para o pequeno-almoço em família”, explica Eva Gür, autora do blogue “Jornada do Sabor”. “Estes têm amaranto, que tem um ligeiro sabor a nozes, o que lhes dá um toque especial e diferente.”

O que precisa

— Uma chávena de farinha de aveia (pode usar sem glúten e triturar os flocos num processador de alimentos)
— Uma chávena de amaranto
— Dois copos de leite de amêndoa
— 30 mililitros de óleo de coco
— Uma pitada de baunilha
— Um ovo biológico

Como se faz

Ligue a máquina de fazer gaufres ou aqueça uma frigideira, caso queira transformar as gaufres em panquecas.

Misture a farinha de aveia e o amaranto numa tigela grande. À parte, bata um ovo e misture o leite de amêndoa, o óleo de coco e a baunilha.

Junte os dois preparados e bata até obter uma massa homogénea. Se precisar de mais líquido, adicione mais leite de amêndoa aos poucos.
Deite uma colher grande de massa na máquina ou frigideira e deixe cozinhar até ficarem dourados e crocantes.

Sirva com os toppings que mais gostar.