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Alimentação Saudável

Piri-piri e outros alimentos improváveis que vão ajudá-lo a perder peso

Aceleram o metabolismo, ajudam a reduzir o apetite e ainda trazem outros benefícios para a saúde.
Vai querer comer estes alimentos todos os dias.

Perder aqueles quilos que odiamos não é uma tarefa fácil. As dietas milagrosas podem ser perigosas para a saúde ou provocar o “efeito sanfona”: quando uma pessoa emagrece numa semana, mas na seguinte vê o ponteiro da balança registar um valor ainda maior do que quando começou a dieta. No fundo, fazer uma boa dieta é tomar decisões inteligentes. Sobretudo, sobre os alimentos que comemos.  

De entre os vários nomes que podem fazer parte dessa lista, há três que são, aparentemente, improváveis. Estamos a falar do queijo cottage, da pimenta caiena e da curcuma. São ótimos aliados para ajudá-lo a ficar em forma até o verão. 

O cottage faz parte do grupo dos queijos saudáveis. Além de ser saboroso, tem menos calorias por porção (uma média de 98 quilocalorias a cada 100 gramas) do que as outra opções.

Os alimentos pobres em gordura e ricos em proteína são cada vez mais procurados por quem treina regularmente ou por quem segue uma alimentação saudável. O cottage, o mais magro dos queijos, cumpre bem esses dois papéis.

Por outro lado, a pimenta caiena tem propriedades termogénicas que ajudam a acelerar o metabolismo e a inibir o apetite.

Já a curcuma tem como princípio ativo a curcumina — que transforma esta planta herbácea num superalimento. Como é um alimento antioxidante, a curcuma ainda reduz o risco de doenças cardíacas.

A NiT explica-lhe em detalhe quais são as vantagens de cada um destes alimentos.

1. Queijo Cottage

Rico em proteína, este queijo tem poucos hidratos de carbono e pouca gordura. Substituir outros queijos mais gordurosos pelo cottage é uma boa forma de aumentar a ingestão de proteína e, ao mesmo tempo, aumentar a saciedade sem ingerir muitas calorias.

Por ser um alimento versátil, ele pode ser consumido em qualquer hora do dia, ao pequeno almoço, lanche, almoço ou jantar. E em diferentes receitas, como sandes, tapiocas, saladas, base de molhos e tortas salgadas.

Os índices de proteína do cottage permitem-lhe ganhar massa muscular. São 11 gramas de proteína por cada 100 gramas, em média. Além disso, é uma boa fonte de minerais, como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e selênio, que desempenham um papel vital em muitas funções do corpo.

O cálcio, por exemplo, é importante para o fortalecimento dos ossos e ajuda a promover a perda de peso e de gordura.

2. Curcuma

Da família do gengibre, este alimento com aspeto estranho e de cor alaranjada é bastante utilizado na Ásia, sobretudo na Índia. É um ótimo aliado para quem quer perder peso. A curcumina presente no alimento é uma bomba saudável e possui propriedades antioxidantes. 

“O princípio ativo da curcuma também demonstrou ter propriedades anti-inflamatórias. Aliás, vários estudos já indicaram que a sua ação é tão forte como algumas substâncias químicas, caso do Iboprufeno. Além disso, a ingestão de 400 a 500 miligramas deste composto está associada ao alívio de dor no pós-operatório ou artrite, sendo comparável com a ingestão de duas gramas de Paracetamol”, explica à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

O efeito termogénico da curcuma pode potenciar a perda de peso. Ela acelera o metabolismo e, consequentemente, queima a gordura mais rápido.

3. Pimenta caiena

Nativa da América do Sul, esta especiaria terá chegado à Europa, através de Cristóvão Colombo, para substituir a pimenta preta, mais cara e oriunda da Ásia. Ela também é conhecida como piri-piri, malagueta ou gindungo.

O tempero de sabor picante é fonte de vitamina A e betacarotenos. Tem como princípio ativo a capsaicina, muito utilizada em cremes analgésicos e anti-inflamatórios. Esta pimenta traz ainda benefícios cardiovasculares, ajuda a prevenir úlceras estomacais e no alívio da dor.

De acordo com Bárbara de Almeida Araújo, “a substância capsaicina tem propriedades termogénicas que ajudam a acelerar o metabolismo e a inibir o apetite. Se gosta de picante, adicione um pouco desta pimenta aos seus pratos”.

Carregue na galeria para conhecer algumas receitas da NiT que incluem estes três alimentos.