NiTfm live

Alimentação Saudável

Perder peso e outras 4 razões para comer aveia todos os dias

Este super cereal tem um valor nutricional bastante popular no mundo fit.
Adicione este alimento à sua lista de compras.

Há uns anos era desvalorizado e utilizado apenas como alimento para os cavalos. Hoje em dia a história é bem diferente. O seu valor nutricional concedeu-lhe o título de super alimento, assim como de super cereal. Apresentamos-lhe a aveia.

100 gramas deste alimento contêm 366 calorias, 5,8 gramas de lípidos, 61,7 de hidratos de carbono, 13,6 de proteína e 6,7 de fibra.

Além disso, pode ser usada em quase todas as ocasiões do dia: pequeno-almoço, lanche e refeições principais. Porquê? Porque é um alimento versátil. Pode dar consistência aos bolos, substituir a farinha no pão e fazer granola saudável para a primeira refeição da manhã.

Conheça mais cinco motivos para incluir aveia na dieta.

1. Ajuda a controlar os níveis de colesterol

A aveia é rica em beta-glucano, uma fibra insolúvel que atua sobre o colesterol sérico, diminuindo-o. Na verdade, apenas três gramas desta fibra podem reduzir os níveis de colesterol até sete por cento.

2. É bastante rica em proteína

A aveia é um cereal rico em fibras e proteínas, o que permite diminuir a velocidade da digestão, levando à libertação da colecistoquinina. Para quem treina, é útil saber que fornece imensa energia e ajuda a aumentar o volume muscular, uma vez que ajuda a reconstruir e a fortalecer o músculo.

3. Ajuda a perder peso

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, este é o principal motivo para ser tão conhecida no mundo fit. Por ser rica em hidratos de carbono de absorção lenta, permite controlar os níveis glicémicos pela libertação de insulina e, desta forma, sentir-se saciado durante mais tempo. Este super cereal também diminui a hormona responsável pela sensação de fome, a grelina.

4. É uma boa aliada para a saúde no geral

Se tem problemas intestinais, este alimento pode ajudá-lo, uma vez que é um ótimo regulador. Mas há mais, segundo a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, também estabiliza os níveis de açúcar no sangue, controla a pressão arterial e ainda é anti-inflamatório.

5. É fácil de consumir

A aveia está disponível em três formas diferentes: floco, farelo e farinha. O floco é um cereal prensado integralmente, o que faz com que se conserve a maior parte dos nutrientes. O farelo é só a camada de fora desse cereal, a parte que contém mais fibra (a betaglucana). Já a farinha vem da parte interna do cereal, é a forma que tem menos fibras e que é usada, sobretudo, em receitas de pão. Como explica a especialista, é uma alternativa mais saudável do que a farinha de trigo.

Se não sabe como incluir este super alimento no dia a dia, carregue na galeria para tomar nota de várias receitas.