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Alimentação Saudável

Pare de fazer isto todas as manhãs — é uma das razões para não emagrecer

Não desespere, é algo que pode evitar facilmente. A NiT e a nutricionista Maria Gama explicam como.
Há uma explicação.

Há várias razões para os nossos pais e avós dizerem que o pequeno-almoço é a refeição mais importante dia. Facto número um: é aqui que se quebra o jejum noturno, durante o qual o nosso corpo precisou de utilizar as reservas para obter energia e desempenhar as funções básicas. Facto número dois: aquilo que come nesta altura influencia as suas escolhas durante o resto do dia e, consequentemente, o peso.

“O pequeno-almoço é uma das refeições que mais prazer me dá e que influencia o resto do meu dia. Por isso, faço questão de, sempre (ou quase sempre), sentar-me a comer e a desfrutar de tudo”, conta à NiT a nutricionista Maria Gama.

Mas há uma coisa que jamais pode acontecer: sair de casa sem tomar a refeição da manhã — essa é uma das principais razões para muita gente não conseguir emagrecer ou até engordar.

Segundo a especialista, tomar esta decisão pode ser um desastre quando se está a tentar seguir um estilo de vida saudável. 

Além de esta refeição garantir os níveis de energia e dar os nutrientes necessários para enfrentar as horas seguintes, permite controlar a saciedade ao longo do dia. Isto quer dizer que ao não tomar o pequeno-almoço será mais difícil controlar o apetite, o que irá levá-lo a fazer escolhas menos saudáveis. Ou seja, a ingerir mais calorias e gordura.

Fazer a refeição da manhã fora de casa? É algo que também deve evitar. “Antes de mais, é preciso perceber que o pequeno-almoço é para fazer em casa e não a caminho do trabalho, no emprego ou no café. Estou a falar, claro, do dia a dia e não de um dia esporádico em que a rotina saiu do nosso controlo. Em casa sabemos o que comemos, mastigamos com calma e não estamos distraídos”, alerta a autora do blogue NiT “Põe-te na Linha”.

A desculpa da falta de tempo também não é válida. Isso não significa que se possa começar o dia com bolachas ou com croissant e café. Se precisa de uma escolha rápida e saudável, pode sempre juntar flocos de aveia a iogurte e fruta. Escolher pão em vez de um croissant também demora o mesmo tempo e é uma alternativa mais saudável.

Para contornar o problema, tem duas hipóteses: acorda mais cedo ou prepara de véspera. Um bom truque é perder uma hora de domingo para preparar pequenos-almoços para a semana seguinte. Recorde neste artigo algumas sugestões de receitas.

“Há pessoas que já estão habituadas a preparar panquecas pela manhã, mas para a maioria torna-se muito difícil. Por isso mesmo, se elas já tiverem prontas, garanto que irão começar a manhã de forma saudável e cheia de prazer. É só aquecer no microondas, juntar fruta, iogurte ou outra coisa a vosso gosto”, sugere a especialista.

Como a NiT também já explicou, é igualmente importante garantir que mastiga devagar. É que comer rápido faz com que os alimentos sejam ingeridos sem serem bem mastigados, o que dificulta a digestão. E há mais um problema: o facto de os alimentos chegarem ao intestino sem estarem devidamente digeridos favorece a prisão de ventre e o inchaço abdominal.

Mas, atenção, há cinco coisas que nunca deve comer ao pequeno-almoço se quiser emagrecer. São alimentos que fazem parte da nossa vida desde sempre, mas que não fazem nada bem. Carregue na galeria para saber quais são.