Alimentação Saudável

Pare já de fazer isto — é a causa da sua barriga inchada

É possível que fique chocado com a revelação da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.
Não vai acreditar.

A sensação de barriga inchada é uma das situações mais chatas — e há quem passe por isso diariamente. Além de ser uma questão estética, significa desconforto e pode contribuir para a falta de autoestima de muitas mulheres e homens. Há várias possibilidades para justificar o inchaço abdominal, mas há uma que é especialmente inesperada.

O excesso de peso, a acumulação de gases, a obstipação e as alterações hormonais são alguns dos motivos destacados pela nutricionista Bárbara de Almeida Araújo. Contudo, existem outras explicações, como o sedentarismo, as intolerâncias alimentares e até os problemas digestivos.

Ainda assim, normalmente, o problema está na alimentação. Afinal, aquilo que comemos não se reflete apenas na balança. Sabia que uma simples pastilha elástica pode ser a causa para o inchaço diário?

Segundo o “Centro Nacional de Informações sobre Doenças Digestivas”, citado pelo site “Livestrong”, ao mastigar uma pastilha elástica aumenta o risco de inalar ar extra no sistema digestivo. Resultado: o nitrogénio, o oxigénio e o dióxido de carbono entram no intestino delgado, pressionando o abdómen e as áreas circundantes.

“As pastilhas sem açúcar até são as piores, já que o maltitol e xilitol (edulcorantes) presentes fermentam no intestino, provocando o inchaço”, explica à NiT a nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista”.

Pare já de fazer isto — é a causa da sua barriga inchada

Portanto, da próxima vez que estiver prestes a tirar este doce (aparentemente inofensivo) da mala para comer entre refeições, aumentar a sensação de saciedade e evitar alimentos calóricos, recorde-se de que não é a melhor alternativa.

O melhor truque para evitar o inchaço é manter-se hidratado. Pode parecer demasiado básico, mas a realidade é que pode ajudar bastante a acabar com aquela sensação chata. Em termos de líquidos, a água é sempre a melhor opção. Para não enjoar, também pode optar por chá de ervas — de cavalinha, hibisco, dente de leão e o chá verde são boas soluções.

Comer devagar e sem interrupções, evitar o consumo de bebidas com gás, deixar de lado as refeições com alto teor de gordura e deixar a refeição mais pesada para o almoço — nesta altura, entre as 11h30 e as 13 horas, acontece o pico do fogo digestivo — são outras formas de evitar o inchaço.

Porém, a pastilha elástica não é a única culpada. Carregue na galeria para descobrir outros sete alimentos que causam inchaço abdominal.

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