NiTfm live

Alimentação Saudável

Se tem amor à sua dieta, pare de deitar fora a casca das bananas

Pode parecer estranho, mas aquilo que até agora tem visto como um desperdício é um aliado da sua saúde.
Guarde as cascas.

São várias as vezes que deitamos fora partes de frutas e legumes, cujo valor nutricional acaba por ser desperdiçado. Segundo a nutricionista Ana Bravo, autora do blogue “Nutrição com Coração”, há alguns cuidados a ter, “por exemplo com as sementes da maçã, que não devemos ingerir e, sobretudo mastigar. Já no que respeita à casca da banana, pode comer-se, normalmente cozinhada”.

Nas receitas de culinária, o puré obtido da casca de banana pode ter algumas funções. Em alguns casos, por exemplo, é usado como espessante, noutros como substituto do ovo.

“Na maioria dos casos ajuda a obter uma textura mais cremosa, o que faz com que se possa reduzir (ou eliminar) a gordura em certas receitas e noutras reduzir a quantidade de farinha”, explica Ana Bravo à NiT.

Além disso, a banana é óptima para comer antes de dormir, pois reduz a ansiedade e ajuda a regular o sono, uma vez que é rica em triptofano, um percursor de serotonina que, por sua vez, é um neurotransmissor que ajuda a regular o sono.

A banana é também rica em magnésio, um mineral que atua como relaxante muscular. Se sofre de azia, sobretudo à noite, saiba que também pode comer uma banana depois do jantar, pois o fruta tem um antiácido natural que o vai ajudar.

Por fim, a banana ajuda a aumentar a massa muscular. No entanto, se o objetivo é perder peso pense melhor antes de comer esta fruta à noite, já que tem um elevado teor em hidratos de carbono.

Carregue na galeria para conhecer seis receitas com casca de banana da nutricionista Ana Bravo.