Alimentação Saudável

Pára tudo: há uma receita (deliciosa) de bolo do caco sem glúten e vegan

A receita é de Teresa D'Abreu, autora do blogue "Healthy Bites". Descubra como se faz.
Como não amar?

Há poucas coisas melhores do que uma fatia de bolo do caco quentinha com manteiga de alho. Infelizmente, esta iguaria madeirense não é exatamente amiga da dieta, pelo que quem está motivado para ficar em forma em 2020 deve evitá-la ao máximo. Ou talvez não.

É que Teresa D’Abreu, autora do blogue “Healthy Bites,” criou uma versão sem glúten e vegan, que pode comer mesmo que tenha restrições alimentares. A delícia da Ilha da Madeira era cozinhada num caco de basalto em cima de lenha a arder quando os fornos particulares foram proibidos no século XVI, e foi daí que surgiu o seu nome.

O resultado final.

Uma das particularidades desta nova receita é que não é cozinhada no forno. Em vez disso, pode ser feita numa chapa elétrica ou a gás. Batata doce, farinha de arroz e tomate seco são alguns dos ingredientes escolhidos pela autora.

Do que precisa

— 200 gramas de batata doce assada;
— 500 gramas de farinha de arroz;
— 40 gramas de fécula de batata;
— 15 gramas de psyllium husk;
— 550 mililitros de água morna;
— Uma saqueta de fermeto padeiro seco (tipo fermipan);
— Uma colher de chá de sal;
— 100 gramas de tomate seco (opcional);
— Duas colheres de sopa de oregãos (opcional).

Como se faz

Numa taça, misture 200 mililitros de água morna e o fermento até se desfazer. Junte o psyllium e misture bem com o garfo. Deixe repousar durante 15 minutos. Triture a polpa de batata doce até formar um puré. Adicione a mistura de fermento e psyllium e misture novamente. 

Coloque numa taça e adicione farinha de arroz, fécula de batata e água morna aos poucos, amassando os ingredientes com as mãos. Ajuste a quantidade de água ou de farinha de arroz se considerar necessário. Tape e deixe a levedar durante cerca de 50 minutos.

Pique o tomate seco e reserve. Com as mãos enfarinhadas com arroz, misture na massa depois de levedada, o tomate seco e os oregãos e forme bolas de massa que colocará sobre um pano enfarinhado. Depois de formadas as bolas, deixe levedar mais 10 minutos.

Entretanto, aqueça o grelhador de chapa e coloque sobre ele uma folha de papel vegetal. Cozinhe as bolas de bolo do caco de cada lado, durante cerca de sete ou oito minutos de cada lado.

Em seguida, carregue na galeria para conhecer outras dez coisas impensáveis que, afinal, pode comer sem ganhar quilos a mais, desde leite condensado a gomas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT