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Alimentação Saudável

Receita NiT: panquecas de manteiga de amendoim para comer sem culpa

Não tem lactose e não leva ovo. Tome nota de tudo o que vai precisar.

Vai tornar-se numa das favoritas.

Não há dúvida de que as panquecas são um clássico ao pequeno-almoço. E sim, podem ser muito saudáveis. Mas atenção: só se escolher bons ingredientes e toppings na sua preparação. Isto não significa que tem de optar sempre pela banana ou pelos frutos vermelhos — há outras opções.

Imagine um prato com umas panquecas de manteiga de amendoim que pode comer sem culpa. É que elas não engordam. É certo que é um alimento calórico — tem mais de 580 calorias por cada 100 gramas. Mas atenção: isso deve-se, essencialmente, ao elevado teor em gordura insaturada. Sim, estamos a falar das gorduras boas de que o nosso corpo precisa.

No entanto, para garantir isso, deve fazer a manteiga de amendoim em casa. No fundo, trata-se apenas de triturar os amendoins até obter manteiga. É rápido e tem a certeza do que está a consumir.

De acordo com Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, uma colher de sobremesa (cinco a seis gramas) a uma colher de sopa (15 gramas) é suficiente para a maioria das pessoas. Com esta quantidade consegue-se obter todos os benefícios do seu consumo sem aumentar muito a ingestão calórica.

Tome nota da receita sugerida pela especialista.

Do que precisa

— 45 gramas de farinha de aveia;
— 90 mililitros de bebida de arroz;
— Uma colher de sopa rasa de manteiga de amendoim;
— Uma colher e meia a duas de sopa de farinha de coco;
— Uma colher de sopa de linhaça;
— Uma colher de chá de fermento;
— Uma colher de chá de canela;
— Duas colheres de sopa de água;
— Mel (opcional).

Como se faz

Numa tigela deve colocar a linhaça e a água e deixar repousar durante dois minutos. Misture os restantes ingredientes. Verta uma porção da massa e deixe cozinhar até se formarem bolhas na parte superior. Vire e deixe cozinhar durante mais um bocado. Repita o processo até acabar a massa.