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Alimentação Saudável

Os únicos croquetes que não o vão deixar mais gordo — os únicos

É uma versão sem gordura, vegan e que pode incluir na dieta. Tome nota dos ingredientes.

Hoje em dia, são raras as receitas que não se conseguem transformar em versões mais saudáveis. Desde o pão para o pequeno-almoço, passando pela mousse de chocolate na sobremesa ou à carbonara para refeição principal. Alternativas não faltam. Veja lá que até é possível criar salgados amigos da dieta.

Os croquetes de tofu, sugeridos pela nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, são um deles. É uma versão vegan que não é frita, nem está cheia de gordura. Além disso, o tofu é uma ótima fonte de vitamina B12 e aminoácidos essenciais. Isto não significa que os deva comer todos os dias — o que é em excesso faz mal —, mas são uma uma boa opção para quando estiver com vontade de atacar salgados.

“É uma receita super simples e deliciosa para fazer em casa e acompanhar com um belo arroz de tomate ou uma salada, por exemplo”, sugere a também autora do blogue “Loveat“.

Do que precisa (para quatro pessoas)

— 250 gramas de tofu;
— 45 gramas de sementes de linhaça;
— 20 gramas de pasta miso;
— Um ovo;
— 80 gramas de farinha de amêndoa;
— Uma colher de café de orégãos;
— Uma colher de café de paprika fumada em pó;
— Uma pitada de curcuma em pó.

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno a 180 graus. Moa as sementes de linhaça e reserve. Passe o tofu para uma taça. Adicione as sementes de linhaça moídas, o miso, os orégãos, a curcuma e a paprika. Com a ajuda de um garfo, esmague bem para incorporar os ingredientes. Reserve durante 30 minutos.

Em seguida, passa o ovo para uma taça e bata durante cerca de um minuto. Noutra taça, deve estar a farinha de amêndoa. Forme croquetes do tamanho de bolas de golfe ou pequenos nuggets com a preparação de tofu, passe pelo ovo e, logo depois, pela amêndoa moída. Ponha tudo num tabuleiro de ir ao forno. Repita o processo com a restante massa.

Não se esqueça de pôr um fio de azeite por cima. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos e sirva.