NiTfm live

Alimentação Saudável

Os scones saudáveis com canela que pode fazer em 5 minutos

É uma versão vegan, baixa em hidratos de carbono e sem glúten, sugerida pelo blogue "Panelinha de Sabores".
Queremos isto na nossa vida.

São pequenos, fáceis de transportar e ainda mais de preparar. Bónus: são versáteis, já que servem para o pequeno-almoço, lanche e podem fazer parte de um brunch caseiro. Também podem ser acompanhados com doces ou salgados — você decide. Estamos a falar dos scones.

A versão do blogue “Panelinha de Sabores” contém farinha de aveia e canela, que são dois alimentos bastante populares nas receitas saudáveis. Resultado: uma receita vegan, baixa em hidratos de carbono e sem glúten.

Ficam com este aspeto.

“O que fiz foi pegar numa receita tradicional e básica e trocar alguns dos ingredientes que dispenso na minha dieta. Comecei por trocar a farinha de trigo por outra mais nutritiva e proteica. A banana que vêem na lista de ingredientes está a substituir a manteiga na receita original e ainda ajuda a adoçar. Também troquei o ovo de galinha por ovo de linhaça”, revela à NiT a autora, Sandra Nereu.

Do que precisa (rende oito)

— 115 gramas de farinha de aveia;
— 65 gramas de farinha de amêndoa;
— Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
— Uma colher de sopa de vinagre;
— Uma banana madura (ou uma maçã grande);
— Uma colher de sopa de ingrediente adoçante (como stevia);
— Um ovo de linhaça (uma colher de sopa de farinha de linhaça);
— Canela para polvilhar (a gosto).

Como se faz

Coloque o forno a aquecer a 180 graus. Faça o ovo de linhaça: misturar bem uma colher de sopa de farinha de linhaça com três de água e reservar cinco minutos até ficar sólido.

Entretanto, numa tigela esmague a banana e adicione o vinagre. Numa outra tigela misture os ingredientes secos (farinhas e bicarbonato de sódio). Adicione o ovo de linhaça e o puré de banana aos secos e misture até formar uma bola de massa (não deve ser demasiado “seca” ou dura).

Divida a massa, forme pequenas bolas, coloque no tabuleiro forrado a papel vegetal e polvilhe com canela. Corte em formato circular. Leve ao forno durante 15 minutos e sirva com doce de framboesas caseiro.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de scones saudáveis — desde uma versão de aveia a outro de coco e pepitas de chocolate.