Alimentação Saudável

Os pãezinhos de cenoura que pode preparar em casa em menos de 10 minutos

A proposta do blogue NiT “Mamã Paleo” não contém glúten, nem laticínios.
Pode fazer em pequenas unidades.

O pão é um dos alimentos que estão sempre à mesa dos portugueses. Porém, há versões mais saudáveis do que outras. As opções caseiras são sempre as mais seguras e permitem criar receitas mais originais, como é o caso do pão de cenoura do blogue NiT “Mamã Paleo”.

Sem glúten e sem laticínios, pode fazê-lo em pequenas unidades ou numa forma de bolo inglês. O tempo de preparação é inferior a dez minutos.

Ficam com este aspeto.

Pode fazer simples ou juntar as especiarias opcionais, que estão no final da lista de ingredientes”, sugere Ana S. Guerreiro.

Do que precisa

— Quatro ovos;
— 150 gramas de cenoura crua ralada;
— 150 mililitros de água morna;
— 35 mililitros de azeite;
— 90 gramas de farinha de amêndoa ou de mandioca;
— 60 gramas de farinha de aveia (pode trocar por araruta ou farinha de arroz);
— 35 gramas de linhaça moída;
— Uma colher de sopa de fermento sem glúten para bolos;
— Uma colher de chá de vinagre de sidra;
— Duas colheres de sopa de psyllium husk;
— Uma colher de café de canela em pó (opcional);
— Uma colher de café de gengibre em pó (opcional);
— Uma colher de café de curcuma (opcional);
— Uma colher de café de sal.

Como se faz

Com a varinha mágica, misture todos os ingredientes líquidos com o sal e o psyllium husk. Em seguida, misture bem todos os ingredientes secos, junte a mistura de ingredientes líquidos e a cenoura ralada. Depois, bata bem a massa.

Por último, coloque a massa numa forma de bolo inglês pequena — pode também fazer pãezinhos individuais — e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 45 minutos.

Também pode fazer pães na frigideira. Carregue na galeria para descobrir a receita de pão de atum e outras versões que pode preparar neste método em menos de dez minutos.

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