Alimentação Saudável

Os nachos saudáveis (e sem glúten) que se fazem com 4 ingredientes

A versão deliciosa da nutricionista Ana Bravo prepara-se em menos de dez minutos.
Esta receita é mesmo real.

Quem nunca devorou um pacote de nachos até ao fim que atire a primeira migalha. São super viciantes e igualmente deliciosos. Problema: são ricos em calorias e gorduras pouco saudáveis. A boa notícia é que pode fazer uma versão saudável.

A proposta da nutricionista Ana Bravo, autora do blogue “Nutrição com Coração”, faz-se com quatro ingredientes — há outros três opcionais. Além disso, só tem de dispensar cerca de dez minutos para a preparação.

O resultado final.

O resultado é um snack estaladiço, mais saudável e que não contém glúten. Pode acompanhar com guacamole, tomate e ovos mexidos, por exemplo. Não se esqueça de guardar numa caixa hermética para se manterem crocantes.

Do que precisa

— Oito colheres de sopa de farinha de milho;
— Quatro colheres de sopa de farinha de linhaça;
— Oito colheres de sopa de água fria;
— Cinco colheres de sopa de azeite;
— Uma colher de chá de curcuma (opcional);
— Uma colher de sobremesa de sementes de girassol(opcional);
— Uma colher de chá de tomilho (opcional).

Nota: também juntar à massa outros temperos, como manjericão, sementes de chia, alho em pó ou até piri piri.

Como se faz

Junte todos os ingredientes num processador e misture até ficar uma massa homogénea. Também pode ligar todos os ingredientes num recipiente, até obter a massa.

Divida a massa em cinco partes, forme bolinhas, estique cada uma com o rolo da massa e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Estique a massa com o rolo, até ficar com uma camada muito fina, que cortou em retângulos, com uma faca.

Leve o tabuleiro ao forno, aquecido a 200 graus, durante oito minutos, até a massa ficar cozida. Deve ir vigiando, já que a massa é muito fina e não pode cozer demais. Ao retirar, deixe arrefecer até ficarem crocantes. Repita o processo todo até cozer as tostinhas todas com a massa que preparou.

Carregue na galeria para conhecer outras nove coisas impensáveis que, afinal, pode comer sem engordar, como Nutella e leite condensado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT