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Alimentação Saudável

Os muffins low carb de abóbora e chocolate que pode comer sem estragar a dieta

A receita do blogue “Mamã Paleo” não contém glúten nem lacticínios.
São feitos no forno.

Podem ser úteis ao pequeno-almoço ou ao lanche, cabem na carteira e ajudam a acabar com aquele desejo incontrolável de comer um doce — sem comprometer a dieta. Se escolher os ingredientes certos e for moderado, os muffins podem mesmo ser os nossos melhores amigos.

A autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, Ana S. Guerreiro, por exemplo, costuma incluí-los na alimentação frequentemente. Uma das suas mais recentes criações junta abóbora e chocolate. Já o glúten e os laticínios ficam de fora.

Pode decorar com nozes ou pepitas de chocolate.

“A abóbora cozinhada não é bem, bem low carb, mas também não chega a ser high carb. Além disso, o somatório de todos os ingredientes acaba por resultar numa receita de muffins relativamente baixa em hidratos de carbono que não atrapalham a dieta”, diz.

Do que precisa

— 125 gramas de puré de abóbora;
— Seis colheres de sopa rasas de coco ralado;
— Uma colher de sopa de cacau em pó;
— Uma colher de sopa de linhaça dourada moída;
— Uma colher de chá de xilitol ou stevia pura (opcional);
— Uma colher de sopa de farinha de amêndoa;
— Uma colher de chá de azeite;
— Dois ovos;
— Duas gemas;
— Uma colher de chá de fermento para bolos;
— Nozes picadas para decorar (opcional).

Como se faz

Faça o puré de abóbora: coze com água, escorre muito bem e tritura. Em seguida, separe as gemas das claras. Bata as claras e reserve. Misture todos os outros ingredientes com as quatro gemas. No final, envolva as claras cuidadosamente.

Coloque a massa em pequenas formas e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 25 minutos. Segundo a autora, devem ficar ligeiramente húmidos por dentro. Dica: podem trocar as nozes para decorar por pepitas de chocolate negro.

Carregue na galeria para conhecer outras seis receitas de muffins saudáveis — há uma versão de banana e outra de chia e limão.