NiTfm live

Alimentação Saudável

Os deliciosos muffins de batata doce e requeijão que vão mudar a sua vida

A receita do blogue “My Casual Brunch” serve de aperitivo, assim como de almoço — você decide.
Vai querer provar já.

Há quem use a batata doce apenas como acompanhamento para os pratos principais, mas este alimento é muito mais versátil do que isso. A prova disso são os muffins criados por Luísa Fortes da Cunha, autora do blogue “My Casual Brunch”.

Além da batata doce, que é um hidrato de carbono que ajuda a manter a saciedade, a receita inclui um delicioso recheio de ovo e requeijão. No total, vai precisar de dez ingredientes.

O resultado final está na imagem direita.

Com um método de preparação rápido, esta sugestão serve tanto de aperitivo como de almoço. “Uma versão simples e muito, muito deliciosa”, garante Luísa.

Do que precisa

— Uma batata doce grande;
— Uma colher de sopa de chia;
— Uma colher de café de cominhos;
— Sal e pimenta cinco bagas (q.b.);
— Um dente de alho;
— Uma colher de sopa de azeite.
Para o recheio
— Um ovo;
— Meio requeijão;
— Folhas de espinafres (a gosto);
— Uma colher de chá de fermento em pó.

Como se faz

Comece por ralar a batata doce. Depois, numa frigideira ponha o alho picado e o azeite.  Deite a batata ralada e salteie. Tempere com sal e pimenta, e acrescente a chia e os cominhos. Depois de salteado, deixe arrefecer um pouco.

Em seguida, numa taça bata o ovo com o requeijão e acrescente o fermento em pó. Reserve. O passo seguinte é untar formas de muffins com um pouco de azeite e forrar com pedaços da batata salteada (imagem da esquerda).

Leve ao forno, aquecido a 180 graus, durante dez minutos para secar um pouco. Depois, encha as formas com a mistura de ovo com requeijão e coloque umas folhas de espinafres em cada forma. Leve novamente ao forno durante 20 minutos.

Carregue na galeria para descobrir mais seis receitas de muffins que pode comer durante a dieta.