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Alimentação Saudável

Os brigadeiros saudáveis de banana e canela que vão mudar os seus dias

É uma receita sem glúten e lactose. Bónus: inclui leite condensado saudável.
São super fáceis de fazer.

O brigadeiro é um doce pequeno mas extremamente calórico. O problema é que resistir-lhe é uma tarefa praticamente impossível para quem tem tendência para a gula. Um dos truques de Teresa Abreu, autora do blogue “Healthy Bites”, é optar por uma versão caseira de banana e canela.

Vai precisar de seis ingredientes para esta receita, sendo que dois deles servem para fazer uma espécie de leite condensado saudável. Sim, é o que está a pensar: não vai sentir remorsos com esta sobremesa.

O leite condensado caseiro e os brigadeiros.

Vai aperceber-se de que estes brigadeiros ficam mais moles do que o normal, mas são deliciosos. Além disso, é uma alternativa sem glúten, lactose e sem açúcares refinados.

Do que precisa

— 200 gramas de leite condensado caseiro;
— Duas bananas maduras;
— Uma colher de sopa de óleo de coco;
— Canela (a gosto).
Para o leite condensado saudável
— 400 mililitros de leite de coco;
— Três colheres de sopa de xarope de ácer.

Como se faz 

Pode começar por preparar o “leite condensado do bem”, como lhe chama a autora. Leve ao lume um tacho com o leite de coco até começar a ferver. Junte o xarope e misture bem com uma vara de arames, colocando o lume no mínimo e deixando ferver, enquanto mexe ocasionalmente até ficar com a consistência desejada.

Para os brigadeiros, também num tacho, coloque o óleo de coco e o leite condensado. Deixe aquecer. Junte as duas bananas bem esmagadas e misture bem. Deixe ferver durante 15 minutos mas nunca sem parar de mexer.

Depois, coloque a mistura num prato raso, bem espalhada, e deixe arrefecer. Leve ao frigorífico durante, pelo menos, quatro horas. O passo final é fazer uma espécie de bolinhas e envolver em canela. 

Carregue na galeria para tomar nota de outras sobremesas saudáveis que pode experimentar em casa, como arroz doce de aveia e tarte de chocolate.