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Alimentação Saudável

O super pão de aveia que pode fazer em casa e incluir na dieta sem medo

A receita saudável criada por Ana S. Guerreiro, autora do blogue "Mamã Paleo", é fácil de fazer e não contém glúten.
Também não tem laticínios.

Não são só os celíacos que devem evitar o consumo de glúten. Na verdade, há muitos indícios de que toda a gente deveria ingerir o mínimo possível deste conjunto de proteínas presentes em vários tipos de cereais, quer exista intolerância ou não. Vários estudos indicam que a ingestão de glúten pode provocar inflamação, problemas digestivos e gastrointestinais, e inchaço — se estiver de dieta, talvez seja mesmo melhor manter-se longe deste elemento.

A receita de pão do blogue NiT “Mamã Paleo” é uma excelente alternativa à tradicional e não tem glúten. Em vez de farinha, a criação de Ana S. Guerreiro é feita com aveia, um cereal que tem alguns benefícios nutricionais como vitaminas, minerais, fibra e um teor relativamente elevado de proteína.

Não tem farinha.

Mas, não se esqueça: embora seja uma opção mais saudável, o seu consumo deve ser moderado. Aproveite e recorde neste artigo algumas opções amigas da dieta para barrar no pão.

Do que precisa

— 330 mililitros de água morna;
— 70 mililitros de azeite;
—  Uma chávena e meia de farinha de aveia (sem contaminação de glúten);
—  Uma chávena de polvilho doce;
—  Uma chávena de linhaça dourada moída ou farinha de coco ou farinha de amêndoa;
—  Meia chávena de farinha teff ou de farinha de trigo sarraceno;
—  Uma colher de sopa de vinagre;
—  Meia colher de chá de açúcar de coco;
—  Uma saqueta de levedura para pão (11 gramas);
—  Uma pitada de sal.

Como se faz

Misture todas as farinhas e o fermento. Reserve. Entretanto, coloque a água, o azeite, o açúcar, sal e vinagre num recipiente e misture tudo muito bem com a varinha mágica. Adicione lentamente a mistura líquida às farinhas. Vai obter uma massa espessa.

Em seguida, amasse vigorosamente com as mãos durante cerca de cinco minutos. Deixe a massa a repousar num lugar quente e seco durante cerca de duas horas. Leve tudo ao forno, pré-aquecido a 190 graus, durante cerca de 45 minutos ou até estar cozido. Durante a cozedura, coloque um recipiente com água no forno.

Se não tiver tempo para fazer pão em casa, saiba que há uma alternativa à venda nos supermercados que toda a gente está a consumir durante o processo de perda de peso e para ser mais saudável. Carregue na galeria para conhecer todas as versões disponíveis.