Alimentação Saudável

O famoso chá que deixa a barriga lisa (e acaba com a celulite)

O produto está à venda em qualquer supermercado e é a bebida de eleição de Kourtney Kardashian.

Parece milagroso.

Não podemos dizer que tudo o que fazem ou dizem se transforma numa regra. Porém, não podemos negar que se torna uma moda imediata. Estamos a falar, claro, do clã Kardashian. Desta vez, a mais velha das irmãs, a Kourtney Kardashian, revelou o seu segredo para manter a barriga lisa e para não ganhar celulite e o mundo parou (ou, pelo menos, as redes sociais).

A novidade chegou primeiro através da aplicação oficial da socialite de 39 anos e é a mais simples (e barata). Kourtney deixou de beber café e substituiu-o por chá verde. De acordo com o que escreveu na app, é este o truque que está por trás da sua silhueta.

“Sempre que tento intensificar a minha rotina de exercícios, bebo adicionalmente um chá verde gelado, juro que é o que faz a minha barriga ficar mais lisa”, confessa. Acrescenta ainda que, além disso, “o chá verde ajuda a reduzir os sinais de celulite”.

Embora esta bebida já não seja uma novidade, é sempre mais consumida nos meses que antecedem o verão. A NiT explica-lhe melhor o porquê.

Os benefícios do chá verde

Os rumores estão certos: este chá ajuda mesmo no processo de perda de peso. Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, além de o chá verde ser um dos mais eficazes para esse efeito, ele pode ser um forte aliado na redução da gordura corporal. Aliás, a NiT sugeriu recentemente este chá como um dos quatro melhores para emagrecer até ao verão.

“É capaz de promover a queima de gordura e acelerar o metabolismo em três a quatro por cento”, diz. O seu potencial termogénico deve-se, sobretudo, à presença de catequinas (antioxidantes) e cafeína — duas substâncias que atuam ao mesmo tempo.

“A cafeína já é conhecida por acelerar o metabolismo e promover a queima de gordura, quanto às catequinas, mais concretamente as epigalocatequinas-3-galato, parecem estimular a lipólise e regular a glicémia”, explica à NiT a especialista.

O chá verde pode, ainda, melhorar a função cerebral, promover a sensação de saciedade e melhorar a performance física. É visto também como uma forma reduzir o risco de cancro, Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo dois e doença cardíaca.

Parece milagroso.

Até existe uma dieta com base neste chá

Tendo em conta as características do chá verde e a sua ação termogénica, a dieta do chá verde promete desintoxicar, reduzir o inchaço e acelerar o metabolismo. Como? Basta combinar a ingestão de chá verde com uma dieta equilibrada e baixa em calorias (até 1300 calorias por dia). O resultado é uma perda cinco quilos em 15 dias.

É um método em que não se passa fome. Aliás, no total, faz sete refeições. No entanto, sendo o chá verde estimulante, há sempre a possibilidade de interferir na qualidade do sono. A NiT já lhe tinha explicado todos os detalhes sobre esta dieta.

Toda a gente pode beber chá verde?

Em caso de gravidez, amamentação ou se sofrer de alguma patologia, deve consultar o seu médico ou técnico de saúde antes de ingerir este tipo de bebidas.

Saiba, ainda, que pode encontrar este chá em saquetas desde 0,36€ nos supermercados. Se preferir infusões, pode encontrar uma versão bio nas lojas Celeiro, por 5,25€. Só tem de colocar uma colher de sobremesa de plantas numa chávena de chá com água a ferver. Tapa e deixa em repouso durante cinco a 10 minutos. Deve coar e beber várias vezes ao dia.