NiTfm live

Alimentação Saudável

O salame de chocolate saudável que pode fazer em casa com 6 ingredientes

É uma versão vegan que não contém glúten nem vestígios de açúcar adicionado. Resumindo: é uma maravilha.
Não estamos a brincar: esta versão existe mesmo.

Atenção, atenção fãs de salame de chocolate: hoje é o vosso dia de sorte. Existe uma versão deste doce para comer sem culpa — e a NiT tem a receita. A melhor parte é que é super fácil de fazer e contém apenas seis ingredientes.

A receita de Sandra Nereu, autora do blogue “Panelinha de Sabores”, troca a tradicional bolacha Maria (que está carregada de açúcar) por quinoa puff, assim como a linhaça pelos ovos. O resultado é uma proposta mais saudável mas igualmente deliciosa.

Fica uma ma-ra-vi-lha.

Além disso, esta versão sem glúten nem lacticínios pode fazer parte de uma alimentação vegan. Não se esqueça que estar perante uma receita mais saudável não significa que pode comer sem limites — tudo o que é em excesso faz mal.

Do que precisa

— 200 gramas de tâmaras;
— Duas chávenas de flocos de aveia triturados (sem glúten se necessário);
— Dois ovos de linhaça (duas colheres de sopa de farinha de linhaça);
— Uma chávena de noz e amêndoa;
— Cinco colheres de sopa de cacau;
— Meia chávena de quinoa puff.

Como se faz

Comece por hidratar as tâmaras hidratar em água quente durante 15 minutos. Escorra a água. Faça os ovos de linhaça misturando bem duas colheres de sopa de farinha de linhaça com seis de água. Reserve cerca de cinco minutos até solidificar.

No processador de alimentos triture os flocos de aveia em farinha. Junte os frutos secos e volte a triturar até obter uma farinha fina. Adicione o cacau, as tâmaras escorridas e os dois ovos de linhaça. Triture até formar uma massa densa.

Nota da autora: “Nesta altura deve provar a massa para ver se está a seu gosto no que diz respeito a doçura. Se achar pouco doce, acrescente uma ou duas colheres de sopa de agave ou qualquer outro ingrediente adoçante não granulado.

Em seguida, coloque a massa para uma tigela, adicione a quinoa puff e envolva tudo. Passe para uma folha de alumínio e molde num pequeno cilindro (forma do salame). Leve ao frigorífico durante duas horas.

Além de salame de chocolate, há outras coisas impensáveis que têm versões mais saudáveis, como Nutella e carbonara. Carregue na galeria para conhecer as receitas.