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Alimentação Saudável

O pudim de limão low carb (e sem glúten) que vai mudar a sua vida

A proposta do blogue NiT "Mamã Paleo" também não contém laticínios.
Vai ser a sua nova sobremesa favorita.

Dizer que seguir uma dieta é uma prisão não é correto. Desde carbonara a Nutella, o que não faltam são versões saudáveis, até das coisas mais impensáveis. Isto aplica-se também ao pudim, por exemplo. Se criar as suas versões em casa com os ingredientes certos, além da sobremesa, pode incluir este alimento ao pequeno-almoço e até ao lanche. A versão com limão proposta pelo blogue NiT “Mamã Paleo” é a prova disso.

É uma receita sem glúten nem laticínios. Bónus: é também ideal para quem procura sobremesas com baixo teor de hidratos de carbono. O caramelo não pode fazer parte da preparação mas Ana S. Guerreiro sugere uma alternativa que vai surpreender toda a gente.

pudim de limão
Ma-ra-vi-lho-so.

Embora esta versão seja mais saudável, não significa que possa abusar das quantidades. Lembre-se: tudo o que é em excesso faz mal, incluindo os doces pensados para a dieta. Tome nota de tudo o que vai precisar.

Do que precisa

— 500 mililitros de bebida vegetal;
— Seis ovos inteiros;
— Cinco gemas;
— Raspa de um limão grande;
— Duas gotas de essência de baunilha;
— Uma colher de sopa de sumo de limão;
— Uma colher de xilitol;
— Uma colher de sopa de farinha de coco ou de amêndoa.
Para o lemon curd
— 150 mililitros sumo de limão;
— Quatro gemas;
— Um ovo;
— Duas colheres de sopa de água;
— Duas colheres de sopa de xilitol;
— Uma colher de sopa de farinha de coco;
— 50 gramas de óleo de coco.

Como se faz

Se quiser usar caramelo, comece por juntar duas colheres de sopa de xilitol e duas colheres de água. Deve mexer bem, em lume brando, até caramelizar. 

Entretanto, misture bem e lentamente todos os ingredientes da receita. O preparado deve ficar homogéneo e cremoso mas sem fazer espuma. Passe para uma forma que pode untar previamente com o caramelo.

Coloque cerca de 600 mililitros de água num tabuleiro, meta a forma do pudim por cima e tape. Deixe cozer durante cerca de uma hora a 150 graus. Espere que arrefeça e desenforme.

Pode servir o pudim frio e, se gostar, com cobertura de lemon curd. A NiT diz-lhe como se faz: peneire as gemas e misture-as com os restantes ingredientes (exceto o óleo de coco) num recipiente. Depois, coloque o recipiente dentro de uma panela com água e coza em banho-maria até engrossar, sendo que deve ir sempre mexendo. Desligue o fogo e adicione o óleo de coco, misturando bem. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico. Mais tarde, utiliza como cobertura do pudim de limão.

Carregue na galeria para descobrir outras versões de pudins saudáveis — um deles é de aveia e outro de coco.