NiTfm live

Alimentação Saudável

O popular sumo de 3 ingredientes que ajuda a acabar com a barriga inchada

É bastante provável que tenha tudo o que é necessário em casa — são alimentos que toda a gente conhece.
Pode ser uma verdadeira ajuda.

Não há pior sensação do que sair de casa com os botões das calças todos apertados e ter de abri-los um a um ao longo do dia, até que a única solução que resta é tapar a barriga (e parte das calças) com a camisola. A culpa é, está claro, da barriga inchada. A boa notícia é que há uma receita de um sumo a circular no mundo fit que promete ajudar.

Já lá vamos. Primeiro, é importante ter noção de que esta sensação é uma questão estética para muitas pessoas, significa desconforto e é uma das causas para a falta de auto-estima. Além disso, quando o objetivo é perder peso, o inchaço pode ser desmotivador, já que esconde os resultados de todo o esforço feito nas refeições e no treino.

“O excesso de peso, a acumulação de gases, a obstipação, as alterações hormonais, o sedentarismo, as intolerâncias alimentares e até os problemas digestivos podem ser um dos motivos para termos a barriga inchada quase sempre”, explica à NiT Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

Independentemente da causa, o sumo de três ingredientes promete ajudar nesta questão. Bónus: também é útil no processo de emagrecimento e de controlo do peso. Vai precisar de 200 mililitros de água de coco, oito folhas de hortelã e uma fatia de melão para a preparação. E há uma razão para cada um estar presente na receita.

Os benefícios da água de coco

Entre ser vista como uma excelente fonte de hidratação a um incrível antioxidante, motivos não faltam para a água de coco se ter tornado popular. Como tem um teor de fibras elevado e um teor de gorduras baixo, é pouco calórica e muito saciante, fazendo com que não tenha fome tão cedo.

Os tais valores elevados de fibra podem ser úteis a aliviar o desconforto gastrointestinal. E, como é rica em minerais, ajuda a acalmar o estômago em digestões mais complicadas. Além disso, beber um copo desta água logo ao pequeno-almoço pode prevenir as oscilações da tensão ao longo do dia.

Aposte no consumo de água de coco.

As propriedades da hortelã

Esta planta possui cerca de 44 calorias por cada 100 gramas. Se pensar numa porção de 235 mililitros, preparados com apenas duas folhas frescas ou secas, estará a ingerir apenas duas calorias.

O facto de conter fibras (sete gramas por cada 100) é outra das suas vantagens. Assim, pode ajudar a manter a sensação de saciedade, quando é conjugado com outros alimentos saudáveis. Destaca-se, ainda, por estimular o bom funcionamento do sistema digestivo.

As incríveis vantagens do melão

O melão tem 34 calorias por 100 gramas, tem um efeito hidratante, ajuda na menopausa e na perda de peso. É rico em cálcio, betacaroteno, potássio e nas vitaminas A, B, C.

Há mais uma razão para estar presente nesta receita: tem propriedades depurativas que fazem com que nos sintamos menos inchados.

Para juntar os benefícios de todos os ingredientes, basta colocá-los numa liquidificadora e triturar até obter um líquido homogéneo. Mas, atenção, a sugestão é beber o sumo, por exemplo, uma a duas vezes por semana para evitar a sensação de desconforto. No entanto, não pode apoiar-se apenas na ação isolada desta bebida. É fundamental manter uma alimentação rica nutricionalmente.

Carregue na galeria para descobrir outras 12 dicas que, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, vão ajudar a acabar de vez com a barriga inchada.