Alimentação Saudável

O petit gateau de chocolate que pode comer durante a dieta faz-se em 5 minutos

A receita do blogue “Healthy Bites” não contém glúten nem lacticínios. Bónus: é deliciosa.

O mundo está mais perto da refeição, pelo menos para quem está a seguir uma dieta. Existe uma receita de petit gateau — aquele doce que provoca medo de engordar só de pensar nele — low carb, ou seja, baixa em hidratos de carbono.

Esta versão mais saudável criada por Teresa Abreu, autora do blogue “Healthy Bites”, também não contém glúten nem lactose. Além disso, pode fazer parte de uma alimentação paleo.

Pode fazer em forma de coração, como a autora de “Healthy Bites”.

Só vai precisar de cinco minutos para preparar esta sobremesa. Os restantes dez ficam da responsabilidade do forno. Simples, rápido e delicioso. Mas, atenção: não é por ser uma versão com melhores valores nutricionais que pode exagerar no seu consumo — tudo o que é em excesso faz mal.

Do que precisa (para duas pessoas)

— Um ovo;
— Duas colheres de sopa xilitol;
— Duas colheres de sopa farinha de amêndoa;
— Um quarto de chávena de óleo de coco;
— 80 gramas chocolate negro com pelo menos 85 por cento de cacau;
— Cacau em pó para polvilhar as formas (a gosto).

Como se faz

Comece por derreter o chocolate com o óleo de coco. Bata o xilitol com o ovo. Junte o chocolate ao ovo e acrescente a farinha de amêndoa. Misture bem e divida em dois para colocar em formas previamente untadas com óleo de coco e cacau em pó.

Por fim, leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante dez minutos, sendo que pode variar entre oito a 12 dependendo do forno. “O objetivo é que a ‘capa’ exterior cozinhe e o interior fique bem líquido”, diz Teresa Abreu.

Carregue na galeria para conhecer as versões saudáveis de outros pratos e doces, como Nutella, croissants e leite condensado.

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