Alimentação Saudável

O pão vegan (e sem glúten) que pode fazer em casa na quarentena

A sugestão do blogue “Mamã Paleo” é simples de fazer. Bónus: também é estaladiça e deliciosa.
É delicioso.

O pão tem sido um dos alimentos que mais se tem feito em casa nos últimos tempos. A autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, Ana S. Guerreiro, tem uma proposta à qual chamou pão de quarentena — é vegan e não contém glúten.

“Tem sido, de facto, o pão que mais vezes fiz nos últimos tempos e o nome encaixa na perfeição. Fica com uma textura fantástica e um sabor muito neutro e agradável. Além disso, como costumo cozer numa panela de ferro fundido tapada, consigo obter uma côdea estaladiça”, conta.

O resultado final.

Vai precisar de 12 ingredientes, mas não se assuste: a confeção é fácil de seguir — até para os iniciantes. Tome nota.

Do que precisa

— 500 mililitros de água morna;
— 100 gramas de farinha de aveia;
— 80 gramas de farinha de arroz;
— 80 gramas polvilho doce ou araruta;
— 40 gramas de linhaça moída;
— 40 gramas farinha de batata doce;
— Duas colheres de sopa rasas de psyllium husk;
— Uma colher de sopa de azeite;
— Uma colher de chá de açúcar de coco;
— Uma colher de chá de vinagre;
— Sete gramas de fermento de padeiro;
— Sal (q.b.).

Como se faz

Misture bem a farinha de arroz, a farinha de aveia, o polvilho, a linhaça moída, a farinha de batata doce e o psyllium. Depois, deve usar 30 dos 500 mililitros de água e adicionar o fermento de padeiro e o açúcar. Espere cerca de 15 minutos.

Em seguida, junte a água, o azeite, o vinagre e o fermento dissolvido às farinhas, e mexa bem. Depois, cubra a massa com um pano e deixe repousar durante, pelo menos, três horas — pode deixar à noite para fazer de manhã. Assim, a massa vai triplicar de tamanho.

Polvilhe uma folha de papel vegetal com farinha de arroz e verta a massa. Confira a forma de um pão – pode, também fazer vários mais pequenos – e coloque dentro de um tacho de barro ou ferro fundido quente (pode aquecer no forno). Tape e leve ao forno, aquecido a 220 graus, durante 35 minutos. Depois, destape, retire do tacho e deixe cozinhar mais dez minutos, até ficar com o exterior bem estaladiço e dourado.

Carregue na galeria para descobrir mais dez pães saudáveis (e deliciosos) para fazer em casa — há versões de espelta, quinoa ou alfarroba, mas também de canela, azeitonas e alho.

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