Alimentação Saudável

O pão saudável e delicioso que é feito com casca de banana

A receita da nutricionista Ana Bravo leva também azeite, farinha de aveia, canela e noz moscada.
É uma maravilha.

Não é novidade que a banana é um ingrediente fantástico para adoçar as receitas sem estragar a dieta. Mas sabia que a sua casca também pode ser incluída nas versões saudáveis? Além de ser uma ótima forma de aproveitar todas as partes da fruta, evitando desperdícios, consegue vários benefícios para a saúde, entre eles ajudar a regular o trânsito intestinal, dormir melhor, reduzir o risco de cataratas, baixar o colesterol e melhorar a disposição.

Se está ansioso por incluir este ingrediente na sua dieta mas não sabe bem como o fazer, a nutricionista Ana Bravo, autora do blogue “Nutrição com Coração“, tem a sugestão ideal. É um pão sem glúten, com sabor a canela, noz moscada, aveia e um toque de azeite

É este o aspeto final.

Esta combinação resulta num “sabor aromático” que vai “inspirar as papilas gustativas e depois todo o corpo, enriquecendo-o com os seus nutrientes”, como explica à NiT a especialista.

Do que precisa (para dois pães)

— Uma chávena de farinha de aveia;
— Uma colher de chá de levedura desidratada;
— Meia chávena de bebida vegetal;
— Uma casca de banana;
— Uma colher de sobremesa de azeite;
— Uma pitada de noz moscada;
— Uma pitada de canela.

Como se faz

Depois de lavada, coloque a casca de banana em pedaços na liquidificadora, juntamente com a bebida vegetal. Bata até obter uma mistura homogénea.  Numa taça coloque a levedura, uma colher de chá de farinha de aveia e duas colheres de sopa de água morna. Mexa bem e deixe repousar durante cinco minutos, antes de juntar os outros ingredientes — casca de banana batida, farinha, azeite e especiarias. O passo seguinte é amassar bem (a massa deve ficar lisa e maleável). Deixe levedar durante cerca de uma hora ou até duplicar de volume.

Coloque o pão num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno, aquecido a 180 graus, durante cerca de 45 minutos ou até cozinhar (pode fazer o teste do palito).

Aproveite e carregue na galeria para conhecer outras receitas de pães que podem fazer parte da dieta — estas preparam-se em menos de dez minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT