Alimentação Saudável

O pão de queijo delicioso e sem glúten que se prepara num instante

Pão e queijo nunca aborrece.

Há dois tipos de amantes de queijo: os que preferem saborear o pão de queijo logo à dentada e os que gostam de o abrir com os dedos e ver fumegar antes de escolher a dentada ideal. Em qualquer dos casos, ambos podem ficar descansados: a receita funciona.

O pão e o queijo são um tradicional obrigatório em qualquer couvert português. O que não nos impede de ir buscar inspiração a outras paragens para dar um twist à coisa. Se não quer usar como entrada, pode ser um snack para qualquer lanche.

Bárbara de Almeida Araújo, autora do “Manias de uma Dietista” e especialista em nutrição, explorou a sua própria versão de pão de queijo. “Confesso que adoro pão de queijo mas nunca tinha feito em casa”, conta sobre esta receita que se faz com apenas meia dúzia de ingredientes.

A maior parte das pessoas já terá por casa quase todos os ingredientes. Esta receita conta ainda com um ingrediente um pouco menos comum. Falamos do polvilho doce, proveniente da mandioca (e sem glúten, já agora). “O resultado foi este”, escreveu a autora. Fique com a receita para experimentar em casa.

Também podem servir de snack para o lanche.

Do que precisa

— 200g de polvilho + duas colheres de sopa de polvilho (a autora usou doce mas existe também polvilho azedo)

— 150g de água

— Um ovo

— 100g de queijo ralado (pode usar mozzarela ou até uma mistura de queijos)

— Azeite

— Sal

Como se faz

Aqueça a água com um pouco de azeite e sal até levantar fervura. Numa tigela coloque 200g de polvilho, junte água e envolva. De seguida junte o ovo e o queijo ralado, misture bem e depois junto o restante polvilho, para evitar que a massa se cole às mãos. De seguida, molde as bolinhas e coloque num tabuleiro com papel vegetal e leve ao forno, a 180º, entre 30 a 35 minutos.

Carregue nas imagens e descubra também estas cinco receitas com queijo que pode fazer em casa.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT