Alimentação Saudável

O pão de ló de laranja e canela que é um regresso à infância

Fica fofinho e saboroso. Uma opção sem glúten para fazer em casa.
Uma opção sem glúten para adoçar o dia.

Por vezes, o paladar é também uma questão de memória. Um cheiro, um sabor, muitas vezes são suficientes para nos fazer recuar anos no tempo, até à nossa infância.

Foi precisamente o que aconteceu com Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, quando se aventurou em casa nesta receita sem glúten de pão de ló de laranja e canela.

“Bastou uma dentada deste pão de lá de laranja e canela para, em menos de um segundo, voltar a ter 6 ou 7 anos e estar em casa da minha avó a comer um dos seus bolinhos. Ficou mesmo muito parecido com o bolo de laranja que ela costumava fazer e que a minha mãe ainda fa”, conta na sua página.

Ovos, farinhas, mel no lugar de açúcar e, claro, laranja e canela, são os essenciais para esta receita. Pode demorar ainda um pouco a preparar e mais ainda no forno mas o resultado vale a bem a pena para os fãs de pão de ló. Ao bom jeito português, pode comer a acompanhar o café.

Uma opção saborosa para acompanhar o café.

Do que precisa

— Seis ovos grandes
— Raspa e polpa de uma laranja média
— 110g de farinha neo-flour
— 70g de farinha de amêndoa (pode trocar ou combinar com diferentes farinhas, como de aveia ou de coco)
— Cinco colheres de sopa de azeite
— Duas colheres de sopa de canela
— Uma colher de sopa de mel
— Duas colheres de chá de rasas de fermento para bolos
— Uma pitada de sal

Como se faz

Separe as gemas das claras, bata as claras em castelo e reserve. Numa taça, coloque depois a polpa de laranja, o azeite, as gemas, a pitada de sal, a canela, a raspa de laranja e a gota de essência de baunilha (opcional) e triture tudo. Depois, junte as farinhas e o fermento. De seguida, envolva a massa nas claras e, com todo o cuidado, verta para dentro de uma forma de silicone. Por fim, leve ao forno, pré-aquecido, a 190º durante cerca de 45 minutos.

Carregue nas imagens e descubra também estes 11 gelados saudáveis (e deliciosos) para comer em casa com a família.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT