Alimentação Saudável

O novo método do Dr. Oz cura tudo — até pode perder peso em 21 dias

Segundo o famoso médico, além de emagrecer, é possível resolver problemas de coração, pele e cabelo, cansaço, dor e até o mau humor só com a alimentação. A NiT explica-lhe tudo.

O Dr. Oz sabe o que diz.

Todos os dias surgem novos métodos para perder peso — a maioria deles perigosos. Normalmente, são cheios de restrições, baixos em calorias e pobres nos alimentos essenciais para o organismo. A boa notícia é que não tem de se sujeitar a isso para emagrecer, pelo menos na opinião do Dr. Oz. Para o famoso médico a alimentação cura tudo e há um plano de 21 dias que o prova.

“Os superalimentos emagrecem, rejuvenescem e garantem uma saúde de ferro”, garante o Dr. Mehmet Oz no novo livro “A Alimentação Cura Tudo” (17,90€), da editora Lua de Papel.

O médico garante que há vários alimentos que podem ser os principais remédios para uma série de problemas, desde o excesso de peso ao stress, passando pelos problemas de coração, pele e cabelo. Até o mau humor pode ser tratado com pipocas e fruta com manteiga de amendoim.

Para dores crónicas, por exemplo, o cirurgião aconselha a inclusão de mais peixes gordos e azeite na alimentação. Beber um copo de vinho tinto todos os dias também é um dos truques. Se tiver dores de cabeça frequentemente, saiba que deve fugir dos adoçantes naturais e beber, pelo menos, seis copos de água por dia.

Portanto, seja qual for o seu problema, o novo livro, que chegou às livrarias a 20 de março, vai ter a solução através de alimentos.

Para quem quer emagrecer, o Dr. Oz apresenta ainda um plano alimentar de 21 dias com receitas para comer desde que acorda até se ir deitar — três pratos e dois snacks. As refeições também são ideais para quem quer aumentar os níveis de energia, diminuir a inflamação e prevenir ou aliviar outros problemas (sempre sem qualquer medicação).

No livro encontra planos diários. Porém, caso queira fazer o seu próprio calendário, basta seguir cinco regras simples: comer peixe, pelo menos duas, vezes por semana (está associado à saúde do coração e do cérebro e à longevidade); tratar a carne vermelha como uma sobremesa (comer muito de vez em quando); comer mais feijão (pelo menos uma vez por semana); hidratar-se (muitas vezes o cérebro confunde sede com fome); e ser corajoso (apostar em novos alimentos e dar uma oportunidade aos que acha que não gosta).

Mais três mandamentos que não deve ignorar

1. Uma dose de proteína a cada refeição. Os poderes saciantes deste macronutriente são indiscutíveis. Por isso, tente inseri-los ao pequeno-almoço, almoço e ao jantar para se sentir saciado durante mais tempo.

2. Inserir, pelo menos, duas porções de hidratos complexos por dia. Ataque o arroz integral, o feijão e os cereais integrais. São ótimas fontes de fibra e, tal como a proteína, ajudam-nos a ficar sem fome durante mais tempo. Além disso, estes hidratos ajudam à digestão e a baixar o colesterol “mau” (LDL).

3. Coma todos os vegetais sem amido que desejar. Aipo, beterraba, brócolos, cogumelos, courgette, pepino, pimentos e tomates são apenas alguns exemplos. Segundo o Dr. Oz, pode comer as quantidades que quiser, sempre que quiser. Pode comê-los crus como snack.

Agora que já sabe as regras, carregue na galeria para descobrir quatro receitas do livro “A Alimentação Cura Tudo”. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT