Alimentação Saudável

O novo chá diurético faz-se com um ingrediente que costuma ter na cozinha

É uma planta aromática que pode comprar em qualquer supermercado ou plantar na sua varanda de casa.
É simples e rápido de preparar.

Alfavaca, basilicão, alfádega, erva-rea ou — como é conhecido — manjericão. Esta planta medicinal e aromática utilizada como tempero na cozinha, bem como na criação de remédios caseiros, é afinal o ingrediente que lhe faltava para manter a forma.

Quando quiser perder peso, em vez de procurar imediatamente métodos restritivos ou suplementos, comece por testar alternativas naturais. Uma das mais populares do momento é tomar chá de manjericão.

O principal motivo está relacionado com o facto de esta planta ter um efeito diurético. Isto quer dizer que ajuda na eliminação de líquidos e, consequentemente, a estar em forma. É que a retenção de líquidos provoca inchaço e, muitas vezes, o aparecimento de celulite.

Segundo a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue NiT “Santa Melancia”, o manjericão é também conhecido por estimular a sexualidade.

“É um dos muitos afrodisíacos conhecidos que pode ter a propriedade de melhorar a circulação sanguínea”, explica a especialista.

Mas as vantagens do consumo deste chá não ficam por aqui. Também ajuda no tratamento de tosse, problemas de estômago, náuseas, cólicas, ansiedade e insónias. Há mais uma característica que vai querer saber: tem poderes anti-inflamatórios, pelo que pode aliviar dores de cabeça e enxaquecas.

O protagonista da receita mais popular do momento.

É assim que se prepara o chá de manjericão

Do que precisa

— 10 folhas de manjericão;
— Um litro de água.

Como se faz

Comece por ligar o fogão e, em seguida, coloque a água ao lume. Quando estiver a ferver, apague o lume e coloque as folhas de manjericão (previamente lavadas) dentro de água. Espere dez minutos e coe para que possa beber.

Apesar dos benefícios, este chá não deve ser consumido durante a gravidez, em fase de amamentação nem por miúdos com menos de 12 anos.

Se não quiser comprar manjericão no supermercado, pode plantar em casa — mesmo que não tenha muito espaço. Só precisa de um vaso. Deve ter em conta que o esta planta não gosta de frio, geadas nem de calor excessivo.

Além do chá, pode utilizar manjericão para dar mais sabores a pratos de massa, peixe, saladas, carne, pizzas e até queijo fresco. É também uma ótima opção para substituir tomilho ou alecrim, por exemplo.

A NiT sugere sete receitas com este alimento, como maionese vegan e crepes salgados. Carregue na galeria para tomar nota.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT