NiTfm live

Alimentação Saudável

O melhor queijo de todos para quem quer perder peso

E também é um ótimo aliado para aumentar a massa muscular, de acordo com a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Temos quatro receitas para o provar.

O queijo não tem de ser um alimento proibido quando se começa uma dieta. Dependendo do queijo, claro. A boa notícia é que há um que pode comer sem medo de engordar.

“Há um queijo muito popular, sobretudo, entre pessoas que procuram adotar um estilo de vida saudável. A razão está relacionada com o facto de ser rico em proteína, baixo em gordura e muito versátil, já que pode ser usado em várias receitas”, revela à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Estamos a falar do queijo cottage. É uma versão branca de sabor levemente ácido e com uma textura cremosa.

Segundo a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, além de ser um ótimo aliado na perda de peso, ele pode ajudar a aumentar a massa muscular. É que este queijo contém caseína na sua composição — uma proteína de absorção lenta que promove o ganho de massa muscular e previne o catabolismo (quando não temos energia e o corpo tende a entrar num processo de destruição muscular). No caso dos desportistas, consumir o cottage antes de ir dormir pode ser uma boa opção.

Além disso, a proteína presente no queijo cottage promove a sensação de saciedade. Isto quer dizer que vai tirar-lhe a fome durante mais tempo, o que fará com que coma menos e, consequentemente, consiga emagrecer.

“Também é rico em cálcio e selénio. No caso do cálcio, ele ajuda a reduzir a acumulação de gordura corporal. Já o selénio tem propriedades antioxidantes. Fósforo e vitamina B12 são outros minerais presentes em quantidades significativas”, acrescenta a especialista.

Carregue na galeria e tome nota de quatro receitas onde pode incluir este alimento.