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Alimentação Saudável

O melhor overnight oat tem manteiga de amendoim — até para quem está de dieta

É um snack saciante, altamente nutritivo e bastante versátil. Enfim, uma maravilha.

Queremos muito isto.

Acordamos, tomamos banho num minuto, perdermos cinco minutos a escolher a roupa — sim, estamos a ser simpáticos —, e o pouco tempo que resta é para o pequeno-almoço. Quer isto dizer que devoramos a primeira coisa que nos aparece à frente ou nem chegamos a comer. Porém, existe uma solução e chama-se overnight oat.

Não são novidade, mas estão sempre na moda. Pode prepará-los de véspera e ter uma boa opção para começar o dia, já que são “saciantes, altamente nutritivos e muito versáteis“, segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Porém, nem só de sementes e frutos secos são feitas estas receitas. Prova disso é a versão que temos hoje. É de manteiga de amendoim e perfeita até para quem está de dieta. Afinal, tem diversos benefícios para a saúde, desde um elevado teor em proteína a um grande poder de saciedade. Além disso, é conhecida por ser rica em gorduras boas (monoinsaturadas) que permitem baixar o colesterol LDL.

Do que precisa

— Quatro colheres de sopa de flocos de aveia;
— 60 mililitros de bebida vegetal ou leite;
— Três colheres de sopa de iogurte grego natural;
— Uma colher de chá de mel;
— Uma colher de sobremesa de manteiga de amendoim.

Como se faz

Comece por misturar todos os ingredientes. Deve pôr tudo num frasco, tapar e levar ao frigorífico. De manhã é só juntar fruta fresca, como morangos, e comer.

Foto de Bárbara de Almeida Araújo.