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Alimentação Saudável

O melhor batido para beber ao pequeno-almoço — se quiser emagrecer

É uma opção fresca para os próximos meses, de acordo com a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.
Vai querer saber isto.

Para perder peso não se deve ficar longos períodos sem comer. É necessário ter refeições principais completas (sopa, prato e fruta) e, ainda, garantir snacks para o resto do dia. Porém, não se pode ignorar um fator igualmente importante: tomar o pequeno-almoço. Este momento vai influenciar as suas escolhas durante o resto dia.

Com a chegada do calor é normal sentir mais vontade de incluir opções frescas na refeição da manhã. Segundo a nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida, há um batido que pode e deve beber, uma vez que “é ideal para quem quer emagrecer”.

A especialista explicou à NiT que a misteriosa versão tem uma base de abacate, ananás e coco. Como o sabor é muito fresco e agradável, não provoca a necessidade de consumir mais nada.

“Ao juntarmos as sementes de chia e de linhaça (moídas) ao abacate, conseguimos aumentar a sensação de saciedade ao longo de toda a manhã, assim como controlar a vontade de comer doces em qualquer ocasião do dia”, garante à NiT.

Porquê estes alimentos? O abacate e o coco contêm uma elevada quantidade de fitoesterois. Por outras palavras, têm uma ação anti-inflamatória, sobretudo no que diz respeito às doenças cardiovasculares. Isto aplica-se também às sementes: são bastante ricas em ácidos gordos ómega 3, contribuindo para a sensação de bem-estar.

Há mais um alimento que vale a pena destacar, uma vez que, além de fazer parte da receita, é um dos mais populares para emagrecer no mundo fit. Estamos a falar da curcuma.

“Este ingrediente é rico em curcuminoides que ajudam a diminuir a inflamação e a melhorar os sintomas de problemas como artrite reumatóide, osteoartrite, Alzheimer, inflamações respiratórias, diabetes e doenças inflamatórias do tecido adiposo (como celulite).”

A autora do blogue NiT “Loveat” acrescentou mais um poderoso alimento à receita: a pimenta. Aliada à curcuma, pode aumentar significativamente a sua capacidade anti-inflamatória. A razão é simples. A peperina — a substância presente na pimenta preta — pode aumentar até 20 vezes a biodisponibilidade da curcuma.

Além disso, ambos os alimentos são conhecidos por terem um efeito termogénico, podendo realmente ajudar no processo de perda de peso.

É ótimo para beber de manhã.

É assim que se faz o popular batido

Vai precisar apenas de sete ingredientes para preparar esta bebida. O resultado é um batido vegetariano e sem glúten nem lactose. Tome nota de tudo o que vai precisar.

Do que precisa (para duas pessoas)

— Uma chávena de bebida de coco;
— Meio abacate;
— Uma rodela de ananás descascado e cortado aos cubos;
— Uma colher de sobremesa de sementes de chia;
— Uma colher de sobremesa de sementes de linhaça moídas;
— Uma colher de café de curcuma em pó;
— Uma pitada de pimenta preta.

Como se faz

É tão simples quanto triturar todos os ingredientes numa liquidificadora até formar uma bebida uniforme. Caso seja necessário, junte água e gelo.

A hora a que toma o pequeno-almoço também influencia a perda de peso

Um estudo publicado no “American Journal of Clinical Nutrition”, em 2017, revelou que saltar o pequeno-almoço ocasionalmente pode ajudar a queimar mais calorias e gordura. No entanto, a mesma investigação percebeu que o jejum prolongado aumentava os marcadores inflamatórios após o almoço nos dias em que os participantes não tomavam a refeição da manhã.

Assim, para a maioria, o ideal é tomar o pequeno-almoço cerca de uma a duas horas depois de acordar. Porém, isto não é válido para todas as pessoas, como é o caso de quem sofre de diabetes, que pode beneficiar ao tomar o pequeno-almoço cerca de 30 minutos depois de acordar, ou pessoas que vão treinar logo de manhã.

Só não pode esquecer que esta refeição deve constituir cerca de 20 a 25 por cento das calorias diárias. E mais: deve ser completa e variada, ou seja, incluir uma fonte de hidratos de carbono de absorção lenta, proteína e gorduras saudáveis.

Há outros cinco truques simples que deve aplicar para ter um pequeno-almoço sempre saudável e emagrecer ou controlar o peso. Carregue na galeria para conhecê-los.